Encontro debate empreendedorismo em RPPNs | WWF Brasil

Encontro debate empreendedorismo em RPPNs



29 Novembro 2018    
Vista do Parque das Neblinas, RPPN localizada em Mogi das Cruzes
© WWF Brasil
Por Douglas Santos

O II Encontro Planos de Manejo para RPPN com Visão Empreendedora reúne proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba nos dias 29 e 30 de novembro para discutir o estimulo ao ecoturismo, educação ambiental, pesquisa e planos de negócios em áreas de proteção.
 
O evento é promovido pelo WWF-Brasil, Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo e a Fundação Florestal (órgão do governo do Estado de São Paulo para conservação florestal). As RPPNs são  áreas naturais protegidas em terras privadas, criadas a partir da vontade do proprietário e com caráter perpétuo, e são importantes aliados para a conservação e equilíbrio do ecossistema. 
 
“Elas representam uma das mais efetivas formas de se proteger áreas naturais  no Estado de São Paulo. São fundamentais para fomentar economias regionais, estimular a preservação do meio ambiente e são ótimas opções de lazer. Entre as funções das RPPNs estão as de captação e retenção de água em reservatórios de abastecimento, como, por exemplo, os da região metropolitana de São Paulo”, afirma Felipe Feliciani, analista de conservação para a Mata Atlântica do WWF-Brasil.
 
Os participantes do encontro serão convidados a listar os principais objetivos de suas RPPNs e testar formatos e intervenções no plano de manejo para acomodar atividades rentáveis em suas áreas. O objetivo dos diálogos é projetar ações factíveis que possam impulsionar a geração de receitas nessas unidades de conservação, de forma a possibilitar a execução de atividades que promovam, entre outras coisas, a melhoria na gestão das áreas de conservação.
 
Para servir de inspiração, o Encontro acontecerá no Parque das Neblinas, área reconhecida como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO, pelos trabalhos de conservação da biodiversidade, promoção do desenvolvimento sustentável e contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque das Neblinas, é uma reserva privada da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo.
 
Participantes: 12 RPPNs das cidades de Ubarana, Mogi das Cruzes, São Miguel Arcanjo, Nazareth Paulista, Santo Antônio do Pinhal, São Luís do Paraitinga, Campinas, São José do Barreiro. Piracaia e São Paulo (Parelheiros).
 
Sobre as RPPNs
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é um tipo de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural. São um sinal de compromisso com a conservação da natureza. Além de preservar as paisagens e ambientes históricos, as RPPNs assumem objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção do equilíbrio ecológico entre várias outras funções. 
Vista do Parque das Neblinas, RPPN localizada em Mogi das Cruzes
© WWF Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA