Encontro debate empreendedorismo em RPPNs
novembro, 29 2018
Representantes de RPPNs da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba estudam a implantação de ecoturismo e educação ambiental
Por Douglas Santos
O II Encontro Planos de Manejo para RPPN com Visão Empreendedora reúne proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba nos dias 29 e 30 de novembro para discutir o estimulo ao ecoturismo, educação ambiental, pesquisa e planos de negócios em áreas de proteção.
O II Encontro Planos de Manejo para RPPN com Visão Empreendedora reúne proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba nos dias 29 e 30 de novembro para discutir o estimulo ao ecoturismo, educação ambiental, pesquisa e planos de negócios em áreas de proteção.
O evento é promovido pelo WWF-Brasil, Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo e a Fundação Florestal (órgão do governo do Estado de São Paulo para conservação florestal). As RPPNs são áreas naturais protegidas em terras privadas, criadas a partir da vontade do proprietário e com caráter perpétuo, e são importantes aliados para a conservação e equilíbrio do ecossistema.
“Elas representam uma das mais efetivas formas de se proteger áreas naturais no Estado de São Paulo. São fundamentais para fomentar economias regionais, estimular a preservação do meio ambiente e são ótimas opções de lazer. Entre as funções das RPPNs estão as de captação e retenção de água em reservatórios de abastecimento, como, por exemplo, os da região metropolitana de São Paulo”, afirma Felipe Feliciani, analista de conservação para a Mata Atlântica do WWF-Brasil.
Os participantes do encontro serão convidados a listar os principais objetivos de suas RPPNs e testar formatos e intervenções no plano de manejo para acomodar atividades rentáveis em suas áreas. O objetivo dos diálogos é projetar ações factíveis que possam impulsionar a geração de receitas nessas unidades de conservação, de forma a possibilitar a execução de atividades que promovam, entre outras coisas, a melhoria na gestão das áreas de conservação.
Para servir de inspiração, o Encontro acontecerá no Parque das Neblinas, área reconhecida como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO, pelos trabalhos de conservação da biodiversidade, promoção do desenvolvimento sustentável e contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque das Neblinas, é uma reserva privada da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo.
Participantes: 12 RPPNs das cidades de Ubarana, Mogi das Cruzes, São Miguel Arcanjo, Nazareth Paulista, Santo Antônio do Pinhal, São Luís do Paraitinga, Campinas, São José do Barreiro. Piracaia e São Paulo (Parelheiros).
Sobre as RPPNs
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é um tipo de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural. São um sinal de compromisso com a conservação da natureza. Além de preservar as paisagens e ambientes históricos, as RPPNs assumem objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção do equilíbrio ecológico entre várias outras funções.