Evento discute ações voluntárias de conservação em São Paulo | WWF Brasil

Evento discute ações voluntárias de conservação em São Paulo



27 Novembro 2017    
Convite do evento, realizado no dia 10/11
© WWF-Brasil
Por Ivana Souza

Jovens de São Paulo se reuniram no Sesc Bertioga no último dia 10 para o encontro “O Jovem e a conservação voluntária”, promovido pelo WWF-Brasil e a Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (FREPESP).

Por meio da troca de experiências e debates, o evento buscou estimular os jovens a conhecer e participar do Movimento da Conservação Voluntária da Natureza, que busca dar voz e atenção à necessidade de preservar e conservar os biomas brasileiros, valorizando as ações voluntarias. A programação contou com trilhas, debates, bate-papo e visita às áreas de conservação.

Participaram do encontro pessoas de variadas idades e culturas, tornando o ambiente rico em conhecimentos e experiências variadas. Algumas presenças marcaram especialmente o evento, como os proprietários e filhos de proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), representantes da Fundação Florestal, APA Maronha do Litoral Centro, Prefeitura de Ubarana, estudantes da Escola Estadual Professor Archimedes Bava, Grupo de estudos ambientais (GEA) e do Senac, estudantes representantes da Rádio Reserva e membros da Aldeia Rio Siveiras – Guarani.

Experiências inovadoras

Com os participantes divididos em grupos, a programação começou com a visita à Reserva Natural do Sesc Bertioga e à Praia Itaguaré. Um dos momentos de destaque foi a experiência de fazer o trecho de uma trilha com os olhos vendados, oportunidade de conhecer a natureza pela perspectiva de um deficiente visual, se conectando com a natureza através de outros sentidos, como tato, audição e olfato.

Ao final do dia, foram elaboradas sete perguntas norteadoras que foram debatidas em grupo. A metodologia permitiu que todos construíssem juntos as respostas para questões como “De que forma sensibilizar outros jovens para o movimento em prol da conservação voluntária?” e “O que podemos fazer para manter o movimento vivo e se desenvolvendo?”.

Parceria WWF-Brasil e FREPESP

O WWF-Brasil e a FREPESP são parceiros e atuam juntos nas ações de gestão e conservação das RPPNs do estado de São Paulo. Somente neste ano, já foram realizados outros dois eventos como este, tratando sobre uso público e geração de receitas e sobre os riscos que afetam as áreas protegidas.

Além do trabalho com os RPPNistas, o WWF-Brasil atua na mobilização da população para o uso público de unidades de conservação públicas e privadas através do Movimento Borandá, extremamente alinhada a este trabalho.
Convite do evento, realizado no dia 10/11
© WWF-Brasil Enlarge
Apresentação do WWF-Brasil durante o workshop
© WWF-Brasil Enlarge
Trilha com olhos vendados, como forma de conhecer a natureza pela perspectiva de um deficiente visual
© FREPESP Enlarge
Membros da Aldeia Rio Siveiras – Guarani participam do workshop
© FREPESP Enlarge
Paisagem do SESC Bertioga, onde foi realizado o evento
© FREPESP Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA