Borandá inaugura mirante na Abertura da Temporada de Montanhismo de Teresópolis (RJ)



22 maio 2017    
Inauguração do Mirante Borandá no Parque Nacional da Serra dos Órgãos
© Kika Bradford / CBME

Por Taís Meireles

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriu oficialmente a temporada de montanhismo neste último sábado (20). Dentre as atividades para os amantes de trilha e escalada, foi lançado oficialmente o Mirante Borandá, com a participação de cerca de 40 pessoas, dentre elas 23 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Os jovens fizeram a trilha 360º do parque, com cerca de 4km e que tem como um dos pontos mais altos o novo mirante, construído com o apoio do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil. O Borandá também participou do evento com um estande informativo, com banners e folders explicando o movimento.
 

Cerca de mil pessoas participaram do evento como um todo, que teve também Desafio de Escalada, corrida em trilha, muro de escalada para crianças, slackline, oficina de técnicas de improviso e shows musicais.
 

Movimento Borandá
 

O Borandá é um movimento social que incentiva o uso público de parques e áreas de conservação natural. Acreditamos que quanto mais as pessoas estão em contato com o meio ambiente, mais fácil será a conscientização da sociedade para a importância da conservação. 
 

Parte do projeto é a articulação do Caminho da Mata Atlântica, trilha de 3 mil quilômetros que ligará o Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, passando por Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos faz parte do trajeto.

Inauguração do Mirante Borandá no Parque Nacional da Serra dos Órgãos
© Kika Bradford / CBME Enlarge
Estande informativo do movimento Borandá
© Taís Meireles / WWF-Brasil Enlarge
Placa do Mirante Borandá no Parque Nacional da Serra dos Órgãos
© Taís Meireles / WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA