WWF é destaque na CASA COR Brasília 2016 | WWF Brasil

WWF é destaque na CASA COR Brasília 2016



22 Setembro 2016   |  
Fachada sustentável da Casa Cor Brasília 2016
© Jomar Bragança
O WWF-Brasil é um dos destaques da CASA COR Brasília, um dos maiores eventos de decoração e design do Brasil, que neste ano completa 30 anos. A edição comemorativa traz para a fachada principal um conceito de sustentabilidade, que apresenta uma nova concepção no aproveitamento dos materiais na construção civil. Feita a partir da técnica “laminada colada”, alta tecnologia para o uso da madeira, o painel reutilizável foi construído com madeira plantada e resíduo de madeira nativa da Amazônia, extraída de forma ambientalmente correta. A ação conta ainda com a parceria de empresas sustentáveis.
 
 A iniciativa faz parte das ações do projeto “Madeira é Legal”, promovido pela WWF-Brasil. O projeto arquitetônico contou com a parceria e a criatividade dos arquitetos brasilienses Roberto Lecomte, Juliana Garrocho, Catharina Macedo e Sheila Beatriz, e ainda com a consultoria da profissional LEED AP Alessandra Barassi para os requisitos ligados à sustentabilidade.

O uso responsável da madeira na construção pode contribuir na gestão das florestas brasileiras, na conservação da biodiversidade e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas. “Fomos convidados para participar do evento, e não tínhamos como dizer não. Entendemos que a CASA COR é um espaço privilegiado para falar com arquitetos e mostrar os benefícios do uso responsável da madeira. Queremos unir a ideia de sustentabilidade com a tecnologia existente e de alguma forma incentivar as pessoas a procurarem produtos mais sustentáveis ao construir ou reformar”, afirma o especialista em conservação da WWF-Brasil, Ricardo Russo.

A tecnologia “laminada colada” une diversas lâminas de madeira, coladas umas nas outras, para formar uma única peça. “Essa é uma inovação já usada em países da América do Norte e Europa, em que usamos madeira de baixa ou média densidade, mais macias, que permitem moldar a madeira da forma como quisermos. Permite ainda a construção de grandes estruturas”, explica o arquiteto Roberto Lecomte.
 
Para a obra, foi utilizado um volume de oito metros cúbicos de madeira laminada e cerca de 500 peças de madeira maciça. Isso representa o armazenamento de cerca de oito toneladas de carbono. “Madeira é um material renovável, que retém carbono, gera menos resíduo e contribui com a conservação do meio ambiente. Nosso projeto também permitiu uma melhor climatização do ambiente ao filtrar os raios solares e permitir maior sombreamento no espaço”, avalia.
 
Após o término da mostra, a obra será transformada em um estande que servirá para a divulgação de projetos sustentáveis em madeira no Casa Park. A iniciativa terá início no dia 28 de setembro, às 19h, com a organização de um ciclo de palestras com o tema “Madeira na Construção: O material do futuro”, com o arquiteto Roberto Lecomte e o engenheiro Calil Neto. O evento acontecerá no auditório da Livraria Cultura do shopping. As vagas são limitadas por ordem de chegada.
 
Sobre o evento
 
A CASA COR Brasília acontece de 22 de setembro a 9 de novembro, na QI 9 do Lago Sul. A mostra apresenta 39 ambientes distribuídos em dois pavimentos em uma área construída de cerca de 3 mil m² que revelam ser o verde e a cozinha, os protagonistas desta edição. Jardins de diversos formatos e tamanhos, a exemplo dos verticais (perfeitos para pequenos espaços), confirmam a tendência de levar a natureza aos ambientes residencial e comercial.
 
Assinados por cerca de 70 profissionais renomados e jovens talentos, os espaços criam experiências inspiradoras, emocionantes e que transformam a casa como um verdadeiro espaço para celebrar a vida e do morar brasileiro. Os ambientes apresentam as últimas novidades em móveis, objetos, revestimentos, cores e texturas, tendências do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo, servindo ainda como importante plataforma para lançamento de produtos.
 
Para mais informações acesse: http://casa.abril.com.br/casa-cor/mostras/brasilia
 
Serviço
CASA COR BRASÍLIA 2016
Data: 22 de setembro a 9 de novembro
Horário: De terça a sexta, das 15h às 22h; Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h;
Local: Comercial da QI 9 do Lago Sul, lote D. Antigo Inacor (Instituto Nacional do Coração);
Special Sale: 8 e 9 de novembro.
Fachada sustentável da Casa Cor Brasília 2016
© Jomar Bragança Enlarge
Equipe do WWF-Brasil e arquitetos responsáveis pelo projeto arquitetônico da fachada do Casa Cor
© Casa Cor/Divulgação Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA