A gastronomia a favor da conservação das espécies

novembro, 03 2015

Chef Eudes Assis falou sobre o projeto que tem parceria entre Abrasel e WWF-Brasil no Mesa ao Vivo SP

Estimular o consumo consciente do pescado a partir da gastronomia. Este é um dos caminhos que o WWF-Brasil estimula por meio da Campanha “Do Mar à Mesa”, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), começo de 2015. A ação faz parte das ações do Programa Marinho que tem como objetivo conscientizar a sociedade para a importância da saúde dos oceanos e mobilizá-la para sua proteção.

Como parte da programação a Campanha foi apresentada durante o evento Mesa SP, um dos maiores e mais respeitados eventos de gastronomia do Brasil, realizado entre 27 e 29/10, em São Paulo. Um dos destaques foi a palestra do chef Eudes Assis, proprietário do Taioba Gastronomia, que ressaltou que a alta gastronomia e a conservação da biodiversidade marinha podem caminhar lado a lado. “Temos a filosofia dar preferência para um produto ‘limpo’, que valoriza as comunidades locais e ainda respeita o meio ambiente”.


Graças ao seu engajamento com o pescado sustentável, ele foi escolhido para ser o padrinho da Campanha. Por meio da Campanha, o chef teve a oportunidade de estreitar ainda mais a relação que ele sempre teve com os pescadores locais. “Visitei comunidades e pude falar sobre como agregar valor ao pescado e como eles podem estreitar a relação com os restaurantes”, lembra.

De acordo com o WWF-Brasil, a campanha visa, entre outras coisas, criar uma conexão direta dos pescadores com os melhores chefs do Brasil. “Queremos também incentivar as pessoas a consultarem o Guia de Consumo Responsável de Pescados na hora de escolher o pescado a ser servido”, explica a coordenadora do Programa Marinho e Mata Atlântica, Anna Carolina Lobo.

Reforçar a importância do consumo consciente do pescado tem uma importância estratégica grande não apenas para a conservação dos oceanos, mas também para a segurança alimentar da humanidade, uma vez que as populações de peixes estão em declínio no mundo inteiro, e sob risco de colapso total, de acordo com um novo estudo divulgado pela Rede WWF. O Living Blue Planet Report (“Relatório Planeta Azul Vivo”, em tradução livre) mostra que muitas das atividades que ameaçam os oceanos podem ser evitadas e que existem soluções para resolver este problema.

O estudo revela que algumas populações de peixes disponíveis para consumo apresentaram um declínio de até 75% nas últimas quatro décadas. As informações dão conta de que este é um problema de todas as nações do mundo, com destaque especial para os países em desenvolvimento.
 
Sobre a palestra no Mesa SP

Quem foi assistir a palestra do dono do Taioba Gastronomia foi surpreendido por aprender muito mais do que apenas a receita do filé de corvina com escamas de pupunha do Piavú, taioba refogada e lulas no tomate concasse. Eudes foi muito além. Ele falou sobre o conceito do seu estabelecimento que resgata a sua história pessoal ao valorizar a cultura e gastronomia caiçara. Na palestra o chef também apresentou o Projeto Buscapé. Nele, Eudes tem a oportunidade de ensinar adolescentes a arte de cozinhar respeitando o peixe de época e os ingredientes locais. Grandes nomes da cozinha mundial já ajudaram neste projeto que começou pequeno e hoje já ocupa três andares de um prédio comprado com o dinheiro da gastronomia local. “A gastronomia tem o poder de transformar vidas”, conta. “Transformou a minha e pode mudar a vida de muita gente.”
 
Programa Marinho

O Programa Marinho, lançado no dia mundial dos oceanos, em 8 de junho de 2015, contribuirá para a compreensão e o atendimento dos impactos no meio marinho em três principais áreas: sobrepesca, turismo e poluição. O trabalho será desenvolvido a partir de quatro estratégias: gestão da qualidade de destinos costeiros; engajamento da sociedade; valorização da pesca sustentável; e o fomento a políticas públicas. “Pretendemos trabalhar por meio de parcerias para alcançar nossas metas de conservação. No caso da pesca, as ações terão enfoque na implementação de boas práticas e na valorização da pesca sustentável desenvolvida por comunidades tradicionais”, esclarece Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa.
 
Programa Marinho
 
Campanha “Do Mar a Mesa”
Fruto da parceria entre a WWF-Brasil e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) a Campanha “Do Mar a Mesa” pretende ampliar a conscientização do consumo de pescado a partir do contato com chefs e restaurantes. “Queremos engajar e mobilizar a população para mudar a forma de como os oceanos são vistos, inspirando a realização de ações para conservá-los”, ressalta Anna Carolina Lobo.

A Campanha já apresentou seus primeiros frutos, com a realização de duas semanas gastronômicas onde se incentivou o consumo de pescado sustentável. A primeira semana ocorreu em maio de 2015, engajando 77 restaurantes de São Paulo, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e Paraty. A segunda semana aconteceu em agosto de 2015, em Ubatuba, e teve o foco no consumo de pescado oriundo do cerco flutuante, arte de pesca tradicional e de baixo impacto ao meio ambiente, tendo mobilizado 35 restaurantes locais.

WWF-Brasil e Abrasel firmam parceria pelo consumo consciente de pescado  

Camapnha "Do Mar à Mesa" do WWF-Brasil, movimenta a gastronomia caiçara com pratos sustentáveis no cardápio

 
Chef Eudes Assis
© Eudes Assis/ WWF
chef Eudes Assis
© Eudes Assis/ WWF
Pesca sustentável
© Paulo Bolta
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