Caixa preta: Kátia Abreu recebe a "missão" de barrar o PL do Licenciamento

09 novembro 2021

Em ato simbólico, jovens entregam missão (im)possível à senadora na COP26
Por Engajamundo

No dia 9 de novembro, representantes brasileiros da organização de jovens Engajamundo encontraram no pavilhão oficial do governo federal brasileiro na COP26 a Senadora Kátia Abreu, que também está em Glasgow cumprindo sua agenda como parte da delegação oficial enviada pelo governo brasileiro na Conferência.

Foi entregue para a Senadora Kátia Abreu uma “Missão (im)Possível”, como foi chamada a ação dos jovens que compõem a delegação do Engajamundo na COP26. A missão impossível é barrar o Projeto de Lei 2.159/2021 (Licenciamento Ambiental) do qual ela é relatora, que não teve diálogo com a sociedade civil e que cientistas consideram ser um extremo retrocesso.

Na ação, foi entregue uma caixa preta, com a inspiração nos filmes de espiões que recebem as missões em cartas e envelopes. Uma das jovens indígenas da delegação que entregou e conversou brevemente com ela sobre as implicações do PL na vida dos povos indígenas brasileiros. O objetivo da ação dos jovens foi chamar a atenção da senadora sobre as implicações negativas de sua aprovação da maneira que está.

O Projeto de Lei em questão, o PL 2.159/2021, conhecido como o “PL da Boiada” ou o “pai de todas as boiadas”, na prática, se for aprovado vai acabar com o principal instrumento de proteção ambiental da sociedade brasileira: o licenciamento ambiental. Como relatora do PL nº 2.159/2021, a Senadora Kátia Abreu é a principal responsável pelo texto que será votado no Senado sobre a Lei Geral do Licenciamento, o que provavelmente deverá acontecer logo após o encerramento da COP26. Seu relatório, então, tem importância fundamental porque será a base das votações que ocorrerão, primeiro, nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura e, depois, no plenário. As principais decisões políticas no Senado (sobre o texto) serão dela.

A senadora acompanhava o painel de abertura do Dia da Indústria, no pavilhão oficial do governo brasileiro no evento que contava com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, do Vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos e o atual Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Sobre o Engajamundo
Engajamundo é uma organização liderada por jovens que acreditam na sua responsabilidade como parte fundamental da solução para enfrentar os maiores desafios socioambientais do Brasil e do mundo! A organização atua como um canal para a participação efetiva da juventude em decisões importantes que afetam seu presente e futuro, relacionadas às temáticas de mudanças climáticas, cidades sustentáveis, biodiversidade, gênero e desenvolvimento sustentável. Sua missão é conscientizar os jovens brasileiros de que mudando a si mesmo, se engajando em sua comunidade e se engajando politicamente, eles podem transformar as suas realidades
Senadora Kátia Abreu recebe "caixa preta" de jovens do Engajamundo na COP26. Sua missão: barrar o Projeto de Lei 2.159/2021 (Licenciamento)
© Divulgação/Engajamundo
DOE AGORA
DOE AGORA