Webinar busca promover conscientização sobre perda e desperdício de alimentos | WWF Brasil

Webinar busca promover conscientização sobre perda e desperdício de alimentos



28 setembro 2020    
A dupla arroz e feijão, símbolo da culinária brasileira, representa aproximadamente 38% do montante de alimentos jogado fora no Brasil.
© © Shutterstock
Evento conta com apresentação de iniciativas, tecnologias e políticas públicas a fim de promover a conscientização sobre o tema no país

Por Embrapa Agroindústria de Alimentos


O dia 29 de setembro foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos. Para celebração desta data, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios, promove um Webinar sobre perdas e desperdício de alimentos com a apresentação de iniciativas, campanhas, pesquisas, tecnologias, políticas públicas da FAO no Brasil, WWF-Brasil e Embrapa, a fim de promover a conscientização sobre perdas e desperdícios de alimentos no país.

Segundo o relatório mais recente da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) sobre segurança alimentar e nutricional, a manutenção dos atuais padrões alimentares globais implicará em custos de 1,3 trilhão de dólares ao ano em 2030 para o sistema de saúde com doenças relacionadas a má nutrição. A FAO enfatiza a importância de ampliar a adoção de dietas saudáveis e sustentáveis e ressalta a necessidade de possibilitar à população de menor renda acesso a uma dieta saudável. No contexto do desafio de alimentar uma população mundial que chegará a 10 bilhões de pessoas em 2050, considera-se fundamental também reduzir as perdas e o desperdício de alimentos e aproveitar o máximo dos recursos que sustentam o sistema alimentar.

Programação
Durante o encontro virtual, o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, apresenta estudos e iniciativas mais recentes sobre perdas e desperdício de alimentos. No último mês de agosto, a instituição realizou o lançamento mundial da Plataforma Técnica de Medição e Redução de Perda e do Desperdício de Alimentos, que reúne informações sobre medição, redução, políticas, alianças, ações e exemplos de modelos de sucesso aplicados na redução da perda e do desperdício de alimentos em todo o mundo.

A Diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi, apresenta campanhas e ações educacionais ligadas ao tema do desperdício de alimentos, como a iniciativa #SemDesperdício . O analista da Embrapa Alimentos e Territórios, Gustavo Porpino, aborda políticas públicas impulsionadas pela Embrapa e apresenta a pesquisa de mensuração de desperdício entre as famílias brasileiras, conduzida em conjunto com a FGV-SP. E para finalizar, o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Murillo Freire Júnior, apresenta tecnologias e protocolos pós-colheita para redução de perdas de alimentos.

Serviço
Webinar - Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos
Data e horário: 29 de setembro às 16h Transmissão ao vivo: www.embrapa.br/youtube
Palestrantes: Rafael Zavala, FAO-Brasil; Gabriela Yamaguchi – WWF-Brasil; Gustavo Porpino – Embrapa Alimentos e Territórios; Murillo Freire Júnior – Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Mediação: Aline Bastos, Embrapa Agroindústria de Alimentos
A dupla arroz e feijão, símbolo da culinária brasileira, representa aproximadamente 38% do montante de alimentos jogado fora no Brasil.
© © Shutterstock Enlarge
Webinar sobre perdas e desperdício de alimentos
Webinar sobre perdas e desperdício de alimentos
© Embrapa Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA