Ara, sô: Chico Bento torna-se embaixador do WWF-Brasil
agosto, 31 2020
Renovada parceria com Mauricio de Sousa Produções para educação ambiental
Renovada parceria com Mauricio de Sousa Produções para educação ambientalPor WWF-Brasil e Mauricio de Sousa Produções
Depois de ser nomeado a cargos tão importantes como embaixador da proteção das nascentes do Pantanal e ainda dar uma forcinha a mais na Hora do Planeta, Chico Bento acaba de ser promovido a embaixador oficial do WWF-Brasil.
Parceiros desde 2014, o WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções renovam trabalho em conjunto, desta vez para a promoção de ações de educação ambiental e conscientização em defesa da natureza.
A nova fase da parceria foi anunciada nesta segunda (1), às 11h, em uma transmissão ao vivo com Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, e Mauricio Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil.
Os dois conversaram sobre o histórico do Chico Bento com a natureza, a importância de cuidarmos do meio ambiente para o futuro das próximas gerações e o papel importante do jovem nessas mudanças.
Também participaram do bate papo Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil, e Larissa Purvinni, relações institucionais da Mauricio de Sousa Produções. A conversa foi gravada e está disponível no Facebook do WWF-Brasil e no Youtube da Mauricio de Sousa Produções.
Chico Bento e a relação com a natureza
O carismático caipira da Turma da Mônica foi escolhido como embaixador por já trazer em suas histórias a mensagem de preservação da natureza e os cuidados com o meio ambiente.
A iniciativa é mais um importante passo para a mobilização da sociedade como um todo no que diz respeito à conservação. Em seus mais de 57 anos de história, o personagem da Mauricio de Sousa Produções consegue passar essa mensagem para mais de quatro gerações – atingindo crianças, jovens e adultos.
A utilização de diversas áreas e plataformas de conteúdo da MSP, como HQs customizadas, desenhos animados e livros são algumas das ações previstas no projeto. Elas têm como foco propagar mensagens socioambientais, como incentivo à reciclagem, reuso e/ou descarte correto de materiais.
Segundo Mauricio de Sousa, desenhista e criador do personagem, o uso das plataformas editoriais da MSP para difusão de mensagens que tenham compromisso com a sociedade é bastante recorrente na empresa. “Dessa forma garantimos que o recado seja passado da maneira mais eficaz possível, de forma lúdica e didática. Esse convite ao Chico Bento como embaixador, é uma forma de demonstrar que a natureza ao nosso redor merece todo respeito, cuidado e carinho, valores que são demonstrados sempre pelo personagem. É preciso demonstrar nosso amor e proximidade com toda a natureza que está ao nosso redor”.
O diretor executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic, explica que “a intenção é realizar ações destinadas à promoção da educação ambiental, à conservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável. Direcionaremos as mensagens para um público prioritário - famílias, crianças e adolescentes. Esperamos com esta parceria contribua para um futuro mais viável em questão de sustentabilidade”, afirma.
Para Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil, a parceria é fruto de um relacionamento duradouro e benéfico entre as duas instituições e que reverbera em bons resultados para a sociedade. “Estas ações se encaixam em um movimento de vários setores da sociedade que cada dia mais se interessa por uma vida sustentável, na qual a educação é ferramenta privilegiada de conscientização”, ressalta.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma Youtube já passou de 13 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 400 títulos de livros e mais de um bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF. Apoie nosso trabalho em wwf.org.br/doe.
Links relacionados