Até 13/09: 9ª Mostra Ecofalante de Cinema começa nesta quarta, com programação 100% virtual



12 agosto 2020    
Mostra Ecofalante acontece de 12/8 a 20/9
© Divulgação
Mais importante evento sul-americano dedicado à temática socioambiental apresenta 98 filmes de 24 países; WWF-Brasil é patrocinador do concurso de curtas universitários

Por WWF-Brasil, com informações da Fundação Ecofalante

De 12 de agosto a 20 de setembro, a Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 9ª edição de forma totalmente online e gratuita. A programação do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais reúne 98 títulos, muitos deles inéditos no Brasil. No total, estão representadas as cinematografias de 24 países.
 
A grade prevê ainda novidades diárias, com até 11 diferentes sessões por dia. Ao longo das seis semanas do evento, os títulos ficam disponíveis sempre às 15h00, por períodos de 24 horas, com até cinco dias de exibições cada um (para ter acesso a tudo, baixe o folder interativo aqui ou no menu ao lado e clique no evento desejado).
 
"Em junho deste ano já tivemos a experiência de realizar um festival online com o Especial Semana do Meio Ambiente, em parceria com a plataforma Videocamp, que contou com cinco filmes e seis debates exibidos no Facebook e no YouTube. Tivemos sessões em 490 cidades do Brasil e a participação de quase 30 mil pessoas nos filmes e debates”, conta Chico Guariba, diretor do festival. “Agora, levaremos nossa programação para três plataformas com o objetivo de democratizar ainda mais o acesso e atingir novos públicos”.
 
Todas as exibições e entrevistas poderão ser acessadas na plataforma Ecofalante pelo endereço www.ecofalante.org.br e os debates serão transmitidos ao vivo no Facebook e no Youtube. Os filmes também poderão ser acessados pela Videocamp e pela Spcine Play. Para detalhes da programação e períodos de exibição, acesse: https://ecofalante.org.br/
 
Programas
O cardápio da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema está organizado nas seções Panorama Internacional Contemporâneo, que é dividida em sete temáticas e reúne obras inéditas e com carreira em importantes eventos internacionais, Competição Latino-Americana, que premia os melhores filmes com temática socioambiental da América Latina, Competição Curta Ecofalante, com curtas-metragens produzidos por estudantes, e Clássicos e Premiados, que estreia este ano e traz destaques da cinematografia brasileira voltada à temática socioambiental, reunindo documentários e longas-metragens de ficção produzidos entre 1974 e 2018.

Parceria WWF-Brasil
Na edição 2020, o Concurso Curta Ecofalante teve recorde de inscrições, com 134 submissões de estudantes de 77 instituições de ensino em 16 estados, representando todas as regiões do Brasil. A iniciativa, que neste ano conta com apoio do WWF-Brasil, selecionou 24 filmes, que vão concorrer ao prêmio de melhor filme, no valor de R$ 4 mil, além do prêmio do público. Para participar do evento, os filmes deveriam estar relacionados com alguns dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A premiação acontece em 12 de setembro.

Entrevistas, debates, masterclass e formação
A intensa programação também prevê uma grande quantidade de debates, entrevistas e eventos similares, como uma série de intrevistas da jornalista Flávia Guerra com diretores consagrados; uma Masterclass com Cristina Amaral, responsável pela montagem de filmes de grandes diretores (em data a ser confirmada) e debates com especialistas sobre temas como, ativismo, consumo, economia, emergência climática, povos e lugares, tecnologia e trabalho. Os debates serão realizados sempre às quartas-feiras e sábados, conforme a programação abaixo:
 
  • 15/08 (sábado), às 19h: Economia - Financeirização do Mercado Imobiliário
  • 19/08 (quarta), às 19h: Economia - Privatização da água e interesses corporativos
  • 22/08 (sábado), às 17h: Emergência climática - Emergência climática e o Green Deal  (horário a confirmar)
  • 26/08 (quarta), às 19h: Ativismo: Ativismo em tempos não-democráticos
  • 29/08 (sábado), às 19h: Trabalho: Aceleração da precarização e movimentos de resistência
  • 02/09 (quarta), às 19h: Povos e Lugares: Migrações no século 21
  • 05/09 (sábado), às 19h: Consumo: É possível mudar o paradigma do consumo no pós-pandemia?
  • 09/09 (quarta), às 19h: Tecnologia: Qual é a real influência dos influencers?
 
Para saber mais, siga a Mostra Ecofalante de Cinema em:
facebook.com/mostraecofalante
twitter.com/MostraEco
instagram.com/mostraecofalante
www.ecofalante.org.br
  

 
DOE AGORA
DOE AGORA