Novos itens de combate ao fogo chegam ao Amazonas | WWF Brasil

Novos itens de combate ao fogo chegam ao Amazonas



13 julho 2020    
Técnicos da Sema-AM inspecionam os materiais doados pelo WWF-Brasil
Técnicos da Sema-AM inspecionam os materiais doados pelo WWF-Brasil
© Nathalie Brasil/WWF-Brasil
Por WWF-Brasil

Manaus (AM) - Mais um reforço para o combate aos incêndios chegou no Amazonas: recentemente, o WWF-Brasil realizou nova doação de itens de combate ao fogo para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente daquele estado.

Desta vez, foram 60 itens, entre mochilas de carga, mochilas antichama e queimadores pinga-fogo – que somaram cerca de R$ 52 mil em investimentos. A entrega ocorreu no final de junho, no escritório do WWF-Brasil em Manaus, em uma cerimônia fechada por conta da pandemia do novo coronavírus.  

Em março deste ano, a Sema já havia recebido uma outra doação do WWF-Brasil. Somando-se as duas entregas, chega-se a um total de 1.410 itens doados – entre luvas, abafadores, óculos de proteção, capacetes, balaclavas, pás, enxadas, facões, ancinhos, cantis e coturnos - e investimentos de R$ 189 mil.

A Sema vai distribuir este material para 110 brigadistas de todo o Amazonas em 20 Unidades de Conservação diferentes – com foco na Região Metropolitana de Manaus e no Sul do estado, duas regiões críticas quando se fala em focos de incêndio na Amazônia.

As brigadas de incêndio atuantes nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, do Rio Amapá, do Uatumã e do Igapó-Açu, assim como a Floresta Estadual e a Reserva Extrativista de Canutama, serão algumas das Unidades que vão receber esses equipamentos.

Algumas ações do WWF-Brasil na Amazônia

Com o apoio da Rede WWF, desde agosto de 2019, o WWF-Brasil vem reforçando suas ações para combater queimadas e fortalecer a vigilância territorial na Amazônia. Os projetos já atingiram 55,8 milhões de hectares ou 13,8% da Amazônia brasileira - uma área maior que a soma dos territórios da Espanha e da Suíça.

De lá para cá, foram firmadas parcerias com 26 organizações da sociedade civil e 9 órgãos de governos, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre e a Polícia Ambiental do Acre, para realizar esse trabalho.

Os benefícios chegaram a 77 terras indígenas e unidades de conservação e a mais de 117 mil pessoas. Já foram doados 5,3 mil equipamentos e realizados 45 treinamentos, oficinas e assembleias com mais de 2,8 mil participantes.
Técnicos da Sema-AM inspecionam os materiais doados pelo WWF-Brasil
Técnicos da Sema-AM inspecionam os materiais doados pelo WWF-Brasil
© Nathalie Brasil/WWF-Brasil Enlarge
Óculos, máscaras e capacetes estavam entre os itens doados pelo WWF-Brasil
© Nathalie Brasil/WWF-Brasil Enlarge
Os itens doados serão distribuído para 110 brigadistas que atuam em 20 Unidades de Conservação diferentes
© Michael Dantas / WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA