WWF-Brasil e a Representação da UNESCO no Brasil chamam atenção para Reservas da Biosfera | WWF Brasil

WWF-Brasil e a Representação da UNESCO no Brasil chamam atenção para Reservas da Biosfera



22 maio 2020    
Bacia alagada do Pantanal e áreas agrícolas.
© Anastasia Taylor-Lind / The Telegraph
Nesta sexta (22), é divulgado o 3º vídeo explicativo de uma série sobre a Reserva da Biosfera, produzida pela parceria entre Unesco, Programa o Homem e a Biosfera, Reserva da Biosfera do Pantanal e o WWF-Brasil, com financiamento da União Europeia.
 
A intenção do material é contribuir para a divulgação do conceito de Reserva da Biosfera, assim como de sua importância e de sua viabilidade como estratégia de conservação e de desenvolvimento econômico e social. Voltada para organizações, produtores, governo e população local, a série de vídeos apresenta os principais conceitos da Reserva e traz exemplos de projetos exitosos.
 
Este último vídeo da série, lançado hoje, apresenta projetos e governança da RB Mata Atlântica, a mais antiga do país e responsável por experiências reconhecidas nacional e internacionalmente. Este capítulo foi produzido em parceria com o Comite da Reserva da Biosfera da Mata Atlantica. 

Assista aqui:



O primeiro episódio explica o conceito geral de Reserva da Biosfera (RB) e o segundo está focado na RBPantanal, como ela está formatada e como se dá sua governança.  

Reserva da Biosfera do Pantanal
 
A Reserva da Biosfera do Pantanal abrange uma área de 264.176 km², abarcando o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pequena parcela de Goiás. Entre seus principais objetivos, podemos destacar:
 
  • Contribuir para a conservação de paisagens, ecossistemas, fauna e flora em sua diversidade e variedade; 
  • Fomentar o desenvolvimento econômico e humano que seja sociocultural e ecologicamente sustentado;
  • Apoiar projetos demonstrativos, educação ambiental e capacitação, pesquisa e monitoramento relacionados com temas locais, regionais, nacionais e globais de conservação e de desenvolvimento sustentado.
 
Para mais informações visite o site da Reserva da Biosfera do Pantanal e o site da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
 
Bacia alagada do Pantanal e áreas agrícolas.
© Anastasia Taylor-Lind / The Telegraph Enlarge
Árvore centenária remanescente da Mata Atlântica
© Caio Vasconcellos Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA