Brasil precisa dizer #MP910Não; o grileiro não pode ter vez!

abril, 01 2020

O apelo para barrar a MP 910 no Congresso foi tema de uma conversa durante a HP 2020
Por Renata Peña

A grilagem pode, à primeira vista, parecer distante da realidade dos brasileiros, mas nos afeta muito mais do que imaginamos. Ela é uma das causas do desmatamento da Amazônia, a floresta mais rica de todo o planeta que envia umidade para todo o país, na forma de rios voadores. Essa umidade é fundamental para que tenhamos chuvas em todo o país e que permite o funcionamento das indústrias e as plantações.

A Medida Provisória 910 vai contra os interesses da sociedade brasileira e beneficia criminosos que invadiram e desmataram terras públicas, deixando de fora o trabalhador honesto que há anos produz sem destruir a Amazônia. Sancionada em dezembro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, está agora em tramitação no Congresso Nacional.

Pensando em chamar você a nos ajudar a barrar a MP 910, o WWF-Brasil organizou uma transmissão ao vivo durante a Hora do Planeta 2020 sobre o tema. Raul do Valle, diretor de Justiça Socioambiental do WWF-Brasil, Priscila Tapajowara, da Mídia Índia e Cristina Leme, advogada e integrante da Climate Policy Inititiative, revelaram detalhes da Medida Provisória. Você pode ver a íntegra da conversa no vídeo, aqui.

Destaques

Para Raul do Valle, o Brasil não precisa mais de desmatamento. “As áreas já abertas são suficientes para produzir e duplicar a produção agropecuária sem ser necessário derrubar nenhuma árvore mais. Essa MP facilita a vida dos grileiros. Eles só terão que pagar 10% do valor de mercado da terra, um desconto de 90%”, disse Telles.

O diretor do WWF-Brasil contou uma curiosidade sobre a origem do termo grilagem. “Esse termo surgiu porque os invasores, para legalizar suas terras, forjavam documentos para comprovar que a terra pertencia a eles há anos. Porém o papel se mostrava novo, branquinho. Então, para dar uma aparência de antigo, colocavam o papel numa gaveta com grilos. Ao abrir, o documento estava todo amarelo.

Cristina Leme afirmou que a MP faz mudanças desnecessárias numa legislação que já existe e que é suficiente para promover a regularização fundiária. “Na legislação atual só pode se beneficiar quem não tem terra. Porque afinal o objetivo da lei é ampliar o acesso e não a concentração”, explica. “A MP dispensa a vistoria de médias e grandes áreas de terra, ou seja, permite a regularização cometendo fraudes e favorece os grandes e médios invasores em detrimento de pequenos agricultores, comunidades rurais e povos indígenas. Isso porque permite quem já tem terra acumular mais, mais concentração fundiária e não a distribuição de terras”.

Além disso, a MP vai permitir a regularização de terra por empresas. “Isso não faz o menor sentido! Vai ser mais fácil um grileiro paulista conseguir o título de propriedade na Amazônia do que um povo indígena conseguir a demarcação de sua terra ocupada há tanto tempo”, diz Crisitina. “O recado que o governo vai passar é: vale a pena desmatar! A sociedade precisa pressionar o Congresso para não aprovar a MP!

Priscila Tapajowara foi tácita: “essa MP é a MP da morte. Não vai morrer só floresta. Vão morrer animais, rios e populações tradicionais. Nós vamos morrer!. A grilagem continua existindo e nós, povos indígenas e tradicionais, sofremos muito todos os dias. A região de onde eu venho, Santarém, sofre muito porque é uma área visada para criação de gado, produção de soja, extração madeireira ilegal e garimpo. As lideranças são ameaçadas”, contou.

Use sua voz para barrar a MP 910!
O WWF-Brasil trabalha para que a MP 910 seja barrada no Congresso, mas, para isso, como acreditamos que apenas #JuntosÉpossível, contamos com você nessa luta contra a corrupção e bandidagem na Amazônia! Temos pouco tempo para agir, pois se a MP 910 for aprovada até o final de abril ela será transformada em lei.
Confira a nossa campanha, juntamente com outras Organizações da Sociedade Civil, e ajude a barrar a MP 910: https://www.saldaodaamazonia.org.br/

A Hora do Planeta 2020

A HP 2020 foi totalmente digital. O WWF-Brasil decidiu substituir eventos físicos por um conjunto de atividades e manifestações online, o Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use Sua Voz Pela Natureza. Tudo isso para priorizar o cuidado com a saúde da população brasileira e em cooperação com toda sociedade para evitar o aumento no contágio do coronavírus. Assim, no dia 28 de março, oferecemos 12 horas de programação totalmente gratuita. (Saiba mais no box ao lado).
Captura de tela da transmissão ao vivo
© WWF-Brasil
A conversa aconteceu durante a HP 2020, totalmente digital