Nota de esclarecimento: Brigada de Alter do Chão
novembro, 26 2019
Qual a relação do WWF-Brasil com a Brigada de Alter do Chão?
Qual a relação do WWF-Brasil com a Brigada de Alter do Chão?Por WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira com mais de 20 anos de atuação no país. Uma de suas frentes de trabalho é o combate ao desmatamento da Amazônia e, neste ano, a instituição reforçou sua atuação por ocasião do aumento escandaloso das queimadas na região.
Atualização em 4 de maio de 2023: Após analisar equipamentos contábeis e cerca de oito mil documentos administrativos do Projeto Saúde e Alegria (PSA), o Ministério Público arquivou o caso, já que nenhuma irregularidade foi encontrada. Em agosto de 2020, uma investigação de quatro meses da Polícia Federal já tinha descartado definitivamente a participação dos quatro integrantes da Brigada Alter do Chão de qualquer ação criminosa de incêndios na Amazônia.
O Plano de Emergência para Combate de Incêndios envolve ao menos 15 instituições – governamentais, como o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), e instituições da sociedade civil, caso da Brigada Alter do Chão.
O WWF-Brasil possui contrato de Parceria Técnico-Financeira com o Instituto Aquífero Alter do Chão para a viabilização da compra de equipamentos para as atividades de combate a incêndios florestais pela Brigada de Alter do Chão, em Santarém/PA, no valor de R$ 70.654,36. Nesta modalidade de Parceria, o WWF-Brasil viabiliza financeiramente a compra dos equipamentos para o combate ao fogo, dentre os quais abafadores, sopradores, coturnos e máscaras de proteção.
Tendo em vista a natureza emergencial das queimadas, o repasse foi realizado integralmente e, neste momento, a instituição está na fase de implementação de atividades e prestação de contas, com a comprovação da realização do que foi acordado.
Importante salientar que o WWF-Brasil não adquiriu nenhuma foto ou imagem da Brigada, nem recebeu doação do ator Leonardo DiCaprio. Tais informações que estão circulando são inverídicas.
O WWF-Brasil está acompanhando o desenrolar da operação e está em busca de informações mais precisas das acusações.
Links relacionados