Semana das Soluções Climáticas começa com tudo no Planetário do Rio de Janeiro
Um mês antes da COP de Paris, em que líderes do mundo todo vão se reunir para discutir um novo acordo na área do clima, a União Europeia, o Planetário do Rio de Janeiro e o WWF-Brasil mostram que é possível viver de uma forma diferente, trazendo experiências e ações nas áreas como água, uso da terra e agricultura, energia, resíduos sólidos, urbanismo e mobilidade urbana, segurança e mudanças Climáticas.O evento “União Europeia-Brasil: Clima, Somos Todos Responsáveis”, chamado carinhosamente de Semana do Clima, começou nessa sexta feira, 30 de outubro, e vai até sexta-feira, 6 de novembro, no Planetário do Rio de Janeiro com uma programação intensa tanto para quem tem um interesse técnico quanto para o público em geral. São exposições, palestras, conferências técnicas, exibição de filmes e muito mais.
Alguns exemplos de expositores são o Pedal Sustentável, em que o participante gera eletrcidade pedalando e pode sentir literalmente no corpo a diferença entre o uso de eletrodomésticos que utilizam mais ou menos energia, a Biotech, que transforma óleo de cozinha em biodiesel, ou a oficina de Joel Souza, que produz acessórios e peças inteiras de roupa usando somente recicláveis. Para as crianças, a programação é ainda mais intensa, com a espanhola Yana Marull fazendo contação de histórias, o Ipoema fazendo atividades de permeacultura e educação ambiental e o Imagem Cultural, com diferentes atrações para os pequenos.
Durante o final de semana, a principal atração foi a exibição, na cúpula do planetário, do filme Lixo Extraordinário, lançado em 2010 e que levou ao mundo a realidade do lixão de Gramacho, no Rio de Janeiro. Logo após o filme, foi feito um debate com o artista plástico Vik Muniz, a diretora Karen Harley e o protagonista do filme, hoje ativista ambiental, Tião dos Santos. Já do lado de fora do prédio, estiveram a equipe da Escola Bike Anjo, oferecendo ajuda a crianças e adultos que não sabem ou têm medo de pedalar, e o Pimp My Carroça, iniciativa do grafiteiro paulista Mundano e que hoje percorre o mundo revitalizando as carroças e, de quebra, dando um trato na autoestima dos catadores de recicláveis.
O evento acontece até dia 6 de novembro no Planetário do Rio de Janeiro (Gávea) e locais parceiros, como a Livraria da Travessa, que recebe na unidade 7 de Setembro a palestra “Incidência da Sociedade Civil na Sustentabilidade das Cidades”, com os movimentos Nossa BH, Nossa SP e Rio Como Vamos.
Nesta terça-feira, as atenções voltam à Cúpula do Planetário com os discursos inspiradores, com falas de Sonia Bridi (jornalista ambiental, correspondente da TV Globo); Giacomo Pirazzoli (arquiteto e professor universitário); Tião dos Santos (ativista e ex-catador de lixo); João Amorim (diretor, escritor e produtor de vídeo); Pedro Paulo Diniz (empresário, ex-piloto de Fórmula 1 e administrador da Fazenda da Toca, especializada na produção orgânica e agroecológica); Ernst Gotsch (agricultor orgânico e criador da Agenda Gotsch) e Simon Lau (chef de cozinha e dono do restaurante Aquavit, focado na utilização dos produtos e a gastronomia local do cerrado).
Os Discursos Inspiradores, a palestra de abertura e todas as conferências técnicas terão transmissão online pelo site www.semanadoclima.org.br
Veja a programação completa na página do evento no Facebook e participe!