Semana das Soluções Climáticas começa com tudo no Planetário do Rio de Janeiro | WWF Brasil

Semana das Soluções Climáticas começa com tudo no Planetário do Rio de Janeiro



02 novembro 2015    
Vik Muniz, Karen Haley e Tião dos Santos na Semana do Clima
© Marcelo Freire
Um mês antes da COP de Paris, em que líderes do mundo todo vão se reunir para discutir um novo acordo na área do clima, a União Europeia, o Planetário do Rio de Janeiro e o WWF-Brasil mostram que é possível viver de uma forma diferente, trazendo experiências e ações nas áreas como água, uso da terra e agricultura, energia, resíduos sólidos, urbanismo e mobilidade urbana, segurança e mudanças Climáticas.

O evento “União Europeia-Brasil: Clima, Somos Todos Responsáveis”, chamado carinhosamente de Semana do Clima, começou nessa sexta feira, 30 de outubro, e vai até sexta-feira, 6 de novembro, no Planetário do Rio de Janeiro com uma programação intensa tanto para quem tem um interesse técnico quanto para o público em geral. São exposições, palestras, conferências técnicas, exibição de filmes e muito mais.

Alguns exemplos de expositores são o Pedal Sustentável, em que o participante gera eletrcidade pedalando e pode sentir literalmente no corpo a diferença entre o uso de eletrodomésticos que utilizam mais ou menos energia, a Biotech, que transforma óleo de cozinha em biodiesel, ou a oficina de Joel Souza, que produz acessórios e peças inteiras de roupa usando somente recicláveis. Para as crianças, a programação é ainda mais intensa, com a espanhola Yana Marull fazendo contação de histórias, o Ipoema fazendo atividades de permeacultura e educação ambiental e o Imagem Cultural, com diferentes atrações para os pequenos.

Durante o final de semana, a principal atração foi a exibição, na cúpula do planetário, do filme Lixo Extraordinário, lançado em 2010 e que levou ao mundo a realidade do lixão de Gramacho, no Rio de Janeiro. Logo após o filme, foi feito um debate com o artista plástico Vik Muniz, a diretora Karen Harley e o protagonista do filme, hoje ativista ambiental, Tião dos Santos. Já do lado de fora do prédio, estiveram a equipe da Escola Bike Anjo, oferecendo ajuda a crianças e adultos que não sabem ou têm medo de pedalar, e o Pimp My Carroça, iniciativa do grafiteiro paulista Mundano e que hoje percorre o mundo revitalizando as carroças e, de quebra, dando um trato na autoestima dos catadores de recicláveis.

O evento acontece até dia 6 de novembro no Planetário do Rio de Janeiro (Gávea) e locais parceiros, como a Livraria da Travessa, que recebe na unidade 7 de Setembro a palestra “Incidência da Sociedade Civil na Sustentabilidade das Cidades”, com os movimentos Nossa BH, Nossa SP e Rio Como Vamos.

Nesta terça-feira, as atenções voltam à Cúpula do Planetário com os discursos inspiradores, com falas de Sonia Bridi (jornalista ambiental, correspondente da TV Globo); Giacomo Pirazzoli (arquiteto e professor universitário); Tião dos Santos (ativista e ex-catador de lixo); João Amorim (diretor, escritor e produtor de vídeo); Pedro Paulo Diniz (empresário, ex-piloto de Fórmula 1 e administrador da Fazenda da Toca, especializada na produção orgânica e agroecológica); Ernst Gotsch (agricultor orgânico e criador da Agenda Gotsch) e Simon Lau (chef de cozinha e dono do restaurante Aquavit, focado na utilização dos produtos e a gastronomia local do cerrado).

Os Discursos Inspiradores, a palestra de abertura e todas as conferências técnicas terão transmissão online pelo site www.semanadoclima.org.br

Veja a programação completa na página do evento no Facebook e participe!

 
Vik Muniz, Karen Haley e Tião dos Santos na Semana do Clima
© Marcelo Freire Enlarge
Evento acontece até sexta-feira e terá transmissão online de palestras
© Marcelo Freire Enlarge
Expositores da Semana do Clima
© Marcelo Freire Enlarge
Pimp My Carroça
© Marcelo Freire Enlarge
Atividades com crianças na parte de fora do planetário
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA