Catapiri nas Cavalhadas e grupo de teatro Aroeira marcam ações de mobilização social e educação em Pirenópolis | WWF Brasil

05 Julho 2014   |
Catapiri nas Cavalhadas
© WWF Brasil_Herinque Ferreira
 A tradicional festa goiana da encenação da batalha entre mouros e cristãos, a Cavalhadas de Pirenópolis, chegou à sua 188ª edição em junho. Neste ano em especial, a celebração foi marcada pela belíssima entrada de 20 catadores de materiais recicláveis da associação Catapari, em uma iniciativa inédita promovida pelo Programa Água Brasil junto à Prefeitura Municipal de Pirenópolis.
“Esta foi uma experiência muito boa para nós, catadores de Pirenópolis, que irá fortalecer o nosso trabalho junto à comunidade e prefeitura”, afirmou Diomar Camargo, presidente da Catapiri.

A festa mais importante do município chega a receber mais de 20 mil pessoas durante os três dias de festa e pela primeira vez, os catadores foram apresentados oficialmente à população pirenopolina como membros da Catapiri, formalizada em 2013 por meio de uma articulação do Água Brasil. Fato que emocionou alguns dos catadores.

“Nas Cavalhadas, a Catapiri recebeu o primeiro pagamento pelos serviços de limpeza e coleta dos resíduos pelos três dias de festa da Prefeitura Municipal de Pirenópolis. Esta é uma conquista essencial para o fortalecimento da associação junto à população e para a classe dos catadores de materiais recicláveis”, explica Priscila Bernardes, analista de Conservação do WWF-Brasil. Além disso, eles fizeram toda a separação dos materiais durante a festa em uma mesa de triagem.
E para conscientizar e informar o público sobre a importância de separar os resíduos em orgânicos e recicláveis, membros do Comitê de Apoio Local (CAL) ao Água Brasil, formado por professores, artesões, artistas, parceiros e coletivos jovens da cidade, participaram ativamente das Cavalhadas informando e mobilizando os visitantes.

Grupo de Mobilização Social “Aroeira”
O Programa Água Brasil também atua na promoção da educação para o consumo responsável e a coleta seletiva. Um belo exemplo desta atuação foi o trabalho junto à população feito com apoio dos membros do Comitê de Apoio Local (CAL) de Pirenópolis, que, motivados pela possibilidade de trabalhar a educação ambiental com o teatro, eles formaram o Grupo Aroeira.

O grupo teve início no ano passado, quando o Água Brasil participou da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Educação Ambiental de Pirenópolis. Na ocasião, elas representaram, cada uma, um dos quatro elementos Terra, Água, Fogo e Ar. Com o passar do tempo, elas se aperfeiçoaram e a peça já foi encenada diversas vezes para a população.

“Com o Grupo Aroeira, estamos fazendo apresentações de teatro-educação para trabalhar as questões referentes aos resíduos sólidos nas escolas e eventos culturais da cidade”, explica Mariana Valente, técnica do Programa Água Brasil do eixo Cidades Sustentáveis, pelo WWF.
Catapiri nas Cavalhadas
© WWF Brasil_Herinque Ferreira Enlarge
Entrada dos catadores de materiais recicláveis da associação Catapari
© WWF Brasil_Herinque Ferreira Enlarge