Guia traz dicas de consumo responsável



15 junho 2012    
Pequeno guia de consumo em um mundo pequeno.
© WWF-Brasil
“Bom é chegar logo em casa. Ruim é congestionamento. Pior é cada um sozinho no seu carro, entupindo tudo. Faça a rua mais livre, promovendo carona solidária, andando de bicicleta e caminhando. Utilize serviços próximos à sua casa. Cobre do poder público sistemas mais eficientes de ônibus, metrôs e ciclovias. Para achar as melhores maneiras de percorrer seus caminhos na cidade, consulte a prefeitura”.

O texto acima é um trecho do “Pequeno guia de consumo em um mundo pequeno”, que foi lançado nesta sexta-feira (15), durante a Rio+20. A publicação, realizada pelo Programa Água Brasil, em formato “de bolso”, tem 40 páginas de dicas e sugestões sobre como cada um pode melhorar seu consumo para diminuir seu impacto sobre a natureza.

“Por trás de tudo que consumimos há natureza”, lembra Fábio Cidrin, coordenador do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil e responsável pela publicação. “A ideia desse guia foi tentar, de maneira lúdica e resumida, sensibilizar as pessoas para a questão do consumo no seu dia a dia. As pessoas só mudam hábitos e atitudes quando estão sensibilizadas. Esta é a proposta do guia”, diz.

A publicação, em papel certificado, foi formatada de maneira a melhorar o aproveitamento do material. E tem dicas relacionadas à casa, ao trabalho, locomoção. Tem dicas simples como essa: “malas diretas, indiretas, propagandas, extratos impressos... Precisamos disso? Cancele o envio de correspondência que não lhe interessa”.
E como essa: “Brinquedos com pilhas brincam sozinhos. Crianças adoram companhia. Bons brinquedos são aqueles que instigam o raciocínio, a curiosidade e permitem a interação. O melhor brinquedo para seus filhos? Você”.

Consumir é uma imposição da vida moderna, na avaliação de Cidrin. “Os meios de comunicação nos impõem novos desejos, que não são necessidades. A gente é sempre pressionado pela mídia a ter algo novo, mas consumir não nos faz mais felizes”, diz.

O guia foi lançado durante a II Jornada Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, atividade paralela à Rio+20 que se estende até a próxima terça-feira (19). Para mais informações, visite: http://cupuladospovos.org.br.

O Pequeno guia de consumo para um mundo pequeno terá versão eletrônica disponível em breve. Mas você já pode conferir a versão em pdf aqui.

O programa Água Brasil é uma iniciativa do Banco do Brasil desenvolvida em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e a organização ambientalista WWF-Brasil.
Pequeno guia de consumo em um mundo pequeno.
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA