WWF-Brasil: 15 anos dedicados ao ser humano e à natureza | WWF Brasil

WWF-Brasil: 15 anos dedicados ao ser humano e à natureza



30 Agosto 2011    
Expedição Mato Grosso.
Expedição Mato Grosso.
© WWF-Brasil / Luiz Fernandes
Em 30 de agosto de 1996, nascia o WWF-Brasil, com sede em Brasília, a primeira organização nacional da Rede WWF na América Latina.

Logo no primeiro ano de atuação independente no país, o WWF-Brasil desenvolveu o Projeto Veadeiros, com foco no ecoturismo, educação ambiental, criação e implementação de áreas protegidas na Chapada dos Veadeiros (GO). 

De lá pra, cá os trabalhos não pararam. Ao longo destes 15 anos, o WWF-Brasil tem buscado de forma incansável cumprir sua missão de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

“Aos quinze anos, o WWF-Brasil já mostra claros sinais de maturidade, com uma excelente e respeitada inserção na rede WWF, seja pelo trabalho competente e efetivo que vem desenvolvendo, seja pela imensa responsabilidade de proteger a maior biodiversidade do planeta”, declarou Denise Hamú, secretária geral do WWF-Brasil, que, após oito anos de dedicação, deixa o WWF-Brasil para enfrentar novos desafios.

Maria Cecília Wey de Brito, que assume interinamente, nos próximos dias, a secretaria geral da casa, também concorda que o jovem WWF-Brasil amadureceu com bastante rapidez e competência.  “Os desafios do WWF-Brasil têm sido enormes diante da grandiosidade de sua tarefa, e temos respondido à altura de nossas responsabilidades”, avaliou Maria Cecília.

Atualmente, o WWF-Brasil atua na Amazônia, na Mata Atlântica, Cerrado e no Pantanal, além de desenvolver ações ligadas a diversos temas transversais como água doce, educação para sociedades sustentáveis, agricultura, energia e mudanças climáticas. Entre as principais atividades estão projetos de campo, apoio a iniciativas ambientais, disseminação de conhecimento técnico, políticas públicas e conscientização da população.

Hoje, o WWF-Brasil executa projetos em todo o país por meio de parcerias com empresas, organizações não-governamentais, órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, desenvolvendo atividades de pesquisa e diagnóstico; proteção de espécies e de ecossistemas ameaçados; desenvolvendo modelos alternativos de conservação e uso dos recursos naturais; capacitação e desenvolvimento de entidades parceiras; disseminação de resultados por meio de educação ambiental, políticas ambientais e comunicação; e campanhas de mobilização social.

Além da sede em Brasília, o WWF-Brasil conta, ainda, com outros quatro escritórios: São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

40 anos de história no Brasil

A atuação da Rede WWF no Brasil é bem mais antiga. O primeiro projeto do WWF foi em 1971, há exatos 40 anos, quando a Rede iniciou o seu trabalho no país apoiando os primeiros estudos feitos sobre um desconhecido primata ameaçado de extinção no Rio de Janeiro. Era o projeto Conservação do Mico-Leão-Dourado, até hoje um dos mais bem-sucedidos do gênero no mundo.

Como organização nacional, independente e autônoma, são 15 anos de luta em defesa do meio ambiente. E por esses 15 anos, queremos agradecer aos nossos seguidores, afiliados e apoiadores por acreditarem em nosso trabalho e, juntos, ajudarmos o WWF-Brasil a continuar protegendo, conscientizando e conservando o meio ambiente para o bem dos nossos filhos e netos. 

Expedição Mato Grosso.
Expedição Mato Grosso.
© WWF-Brasil / Luiz Fernandes Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA