Portfólio de Boas Práticas Agropecuárias PAB - Pipiripau (DF)
março, 17 2017
Como parte das ações do Programa Água Brasil (PAB), parceria entre WWF-Brasil, Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil, foram desenvolvidos portfólios de boas práticas agropecuárias adaptados para cada bacia de atuação entre 2010 e 2015. Neste portfólio, apresentamos as boas práticas da bacia do Pipiripau (DF)
Este documento teve como ponto de partida a oficina realizada em 16 de outubro de 2014 na sede da CooTaquara – Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina/DF, situada no núcleo rural Taquara, região administrativa de Planaltina/DF. Estiveram presentes no evento 45 representantes de 13 instituições, além de produtores rurais da bacia do Pipiripau, para discutirem os trabalhos em desenvolvimento pelos parceiros do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, com foco nas atividades de boas práticas agropecuárias disseminadas na região pelo Programa Água Brasil. Além dessa oficina, os resultados alcançados nas Unidades Demonstrativas de boas práticas do Programa Água Brasil também foram utilizados como subsídio na presente publicação.A ideia de elaboração desse livro surgiu a partir da necessidade de consolidar toda a experiência prática que o Programa Água Brasil vem desenvolvendo em cada uma das sete microbacias trabalhadas. As experiências obtidas estão sendo transformadas em livros adaptados, que servirão de guia consultivo para técnicos, agricultores, estudantes e pessoas ligadas à agricultura e ao meio ambiente. Neste caso, a atenção está na bacia do ribeirão Pipiripau, situado na região administrativa de Planaltina, em Brasília/DF.
Procurou-se realizar uma descrição de cada boa prática agropecuária que foi trabalhada, seguindo o modelo desenvolvido pelo Portfólio Nacional de Boas Práticas do Programa Água Brasil (2015), porém aplicada à realidade da bacia do Pipiripau. Buscou-se trazer para ótica tanto da produção como da conservação, focando na importância de cada Boa Prática Agropecuária (BPA) na conservação dos solos e da água, com suas principais características. Foram abordados, também, aspectos básicos relacionados à restauração ecológica, pagamento por serviços ambientais (PSA) e certificação da produção agroecológica de frutas e hortaliças, entremeados com a história de vida de algumas agricultoras e agricultores beneficiários das unidades demonstrativas implantadas pelo Programa Água Brasil.