Portfólio de Boas Práticas Agropecuárias PAB - Cancã Moinho (SP)

março, 17 2017

Como parte das ações do Programa Água Brasil (PAB), parceria entre WWF-Brasil, Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil, foram desenvolvidos portfólios de boas práticas agropecuárias adaptados para cada bacia de atuação entre 2010 e 2015. Neste portfólio, apresentamos as boas práticas da bacia do Longá (PI).
Este documento foi consolidado a partir de uma oficina realizada em Joanópolis, que contou com um público
formado por diversos atores, atuantes na temática socioambiental do município e da região, que se
reuniram para discutir as boas práticas agropecuárias aplicadas à realidade das bacias dos córregos Cancã
e Moinho, áreas de atuação do Programa Água Brasil nos municípios de Joanópolis e Nazaré Paulista,
respectivamente.

A ideia de construção de um portfólio customizado surgiu a partir da necessidade de juntar consolidar em
um documento único toda a experiência prática que o Programa Água Brasil desenvolveu em cada uma das
sete microbacias trabalhadas. Cada experiência vivida está sendo transformada em uma cartilha customizada,
que servirá de guia consultivo, para técnicos, produtores rurais, estudantes e pessoas ligadas à agricultura e
meio ambiente.

Procurou-se manter um guia descritivo de cada prática, seguindo o modelo do portfólio nacional, aplicada à
realidade das bacias do Cancã e do Moinho. Para que pudesse ser de fácil consulta e identificação clara de
cada uma das práticas, procurou-se trazer a ótica tanto da produção quanto da conservação, sem aspectos
de texto agronômico acadêmico, mas sim focando a importância de cada Boa Prática Agropecuária (BPA) na
conservação dos solos e da água, com suas principais características.
Portfólio de Boas Práticas Agropecuárias PAB - Cancã Moinho (SP)