Portfólio de Boas Práticas Agropecuárias PAB - Guariroba (MS)

março, 17 2017

Como parte das ações do Programa Água Brasil (PAB), parceria entre WWF-Brasil, Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil, foram desenvolvidos portfólios de boas práticas agropecuárias adaptados para cada bacia de atuação entre 2010 e 2015. Neste portfólio, apresentamos as boas práticas da bacia do Guariroba (MS)
Este documento foi consolidado a partir de uma oficina realizada em Campo Grande, que contou com um público formado por diversos atores, atuantes na temática socioambiental do município e da região, que se reuniram para discutir as boas práticas agropecuárias aplicadas à realidade da bacia do córrego Guariroba, área de atuação do Programa Água Brasil no município de Campo Grande (MS).

A ideia de construção do portfólio customizado surgiu a partir da necessidade de consolidar em um documento único toda a experiência prática que o Programa Água Brasil desenvolveu em cada uma das sete bacias hidrográficas trabalhadas. Cada experiência vivida está sendo transformada em uma cartilha customizada, que servirá de guia consultivo, para técnicos, produtores rurais, estudantes e pessoas ligadas ao setor de agricultura e meio ambiente.

Procurou-se manter um guia descritivo de cada prática, seguindo o modelo do portfólio nacional, aplicada à realidade da bacia do Guariroba. Para que pudesse ser de fácil consulta e identificação clara de cada uma das práticas, procurou-se trazer a ótica tanto da produção quanto da conservação, focando a importância de cada Boa Prática Agropecuária (BPA) na conservação dos solos e da água e suas principais características.
Portfólio de Boas Práticas Agropecuárias PAB - Guariroba (MS)