Áreas Prioritárias para conservação da biodiversidade no Cerrado e Pantanal

janeiro, 14 2016

O objetivo do estudo é sintetizar e consolidar os resultados obtidos, além de contribuir para o cumprimento dos compromissos assumidos no tratado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Por Letícia Campos

A publicação Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade no Cerrado e Pantanal descreve as etapas desse importante trabalho, realizado pelo WWF-Brasil em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), e indica quais novas áreas necessitam de ações para complementar o sistema de unidades de conservação já existente.
 
O objetivo do estudo é sintetizar e consolidar os resultados obtidos de forma a divulgá-los amplamente para gestores públicos, tomadores de decisão, instituições de ensino e sociedade civil organizada. Além de contribuir para o cumprimento dos compromissos assumidos no tratado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
 
Acreditamos que o esforço feito resultará em uma série de ações em benefício da biodiversidade, por exemplo, a criação de unidades de conservação, o apoio a projetos de gestão participativa e de desenvolvimento sustentável no entorno de unidades de conservação, de inventários biológicos em áreas insuficientemente conhecidas e de manejo de espécies ameaçadas de extinção, sem falar no potencial para orientar os programas de compensação ambiental para adequação ao Código Florestal.
 
Ao acessar o arquivo você poderá ver os dados de biodiversidade, ameaças e oportunidades para conservação, ampliados e aprimorados em relação aos estudos anteriores. Tudo isso ilustrado em mapas! As informações presentes na publicação estão também disponíveis no site paisagem.wwf.org.br, onde é possível baixar os relatórios e os arquivos shapefile dos mapas gerados pela análise. 
Áreas Prioritárias para conservação da biodiversidade no Cerrado e Pantanal
© WWF
DOE AGORA
DOE AGORA