Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar



27 maio 2011    
Capa da publicação
Capa da publicação "Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar"
© WWF-Brasil
A publicação "Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar" é um profundo estudo técnico sobre a Mata Atlântica, disponibilizado pelo WWF-Brasil. Esta é uma ferramenta que visa orientar as ações de conservação, com o objetivo de identificar áreas prioritárias para se manter uma amostra representativa da biodiversidade em toda uma ecorregião. 

A publicação foi desenvolvida no âmbito do Programa para a Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial do Brasil e contou com o envolvimento de diversos especialistas e instituições.  A construção da visão foi um processo participativo com seminários, reuniões técnicas, audiências públicas, e inúmeras consultas a especialistas.

A ecorregião Serra do Mar está inserida na região mais habitada e com os maiores índices de desenvolvimento do país. Isso faz com que ela receba uma forte pressão, agravada por seus limites abrangerem a região litorânea, densamente povoada. O resultado disso é o alto grau de degradação da Mata Atlântica, estando os seus remanescentes inseridos apenas em áreas protegidas ou em pequenos fragmentos isolados.

O objetivo da construção de uma visão de biodiversidade para a ecorregião foi o de produzir um documento com recomendações de como alterar a situação atual, utilizando ferramentas mais eficientes de planejamento, no caso o planejamento sistemático da conservação.

O método adotado identifica e seleciona um conjunto de áreas prioritárias com potencial para a proteção de múltiplos aspectos da biodiversidade - espécies, ecossistemas, paisagens e processos ecológicos, considerando os custos e oportunidades de implantação frente às demais alternativas de uso da terra.

Faça o download da publicação Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar (10.88 MB pdf)
Capa da publicação
Capa da publicação "Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar"
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA