Curso introdutório de gestão de unidades de conservação está com inscrições abertas | WWF Brasil

Curso introdutório de gestão de unidades de conservação está com inscrições abertas



12 julho 2008
Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação.
© IPÊ
Estão abertas, até o dia 24 de julho, as inscrições para a 12ª edição do “Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia”. Resultado de uma parceria entre Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e o WWF-Brasil, juntamente com a colaboração do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), a iniciativa tem o objetivo de contribuir para a consolidação das novas unidades de conservação criadas pelo Arpa e para o fortalecimento da gestão das já existentes na região amazônica.

Essa próxima edição do curso será realizada em Manaus (AM), no período de 19 a 28 de agosto de 2008. Só poderão inscrever-se profissionais do Estado do Pará e parte do Estado de Tocantins que envolve a Amazônia Legal.

Além disso, só serão admitidas pessoas que atuem junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Organizações Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e ONGs que possuem projetos relacionados à programas de gestão de unidades de conservação em seus respectivos estados e regiões. Todos os participantes terão as despesas de transporte, estadia e alimentação cobertas pelo WWF-Brasil, IPÊ e demais instituições envolvidas com a atividade.
 
A iniciativa, que já beneficiou direta e indiretamente mais de 100 UCs e tornou-se uma referência no Brasil, foi desenvolvida em uma oficina técnica da qual também participaram representantes do Ibama, das OEMAs e ONGs da Amazônia, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente.

Hoje, após quatro anos de parceria, cerca de 250 pessoas foram capacitadas em todos os estados que compõem a Amazônia Legal. A próxima edição do curso deve acontecer em outubro.

Primeira edição de 2008 capacita 20 profissionais do Amazonas e Rondônia

Realizada em Rio Branco (AC), entre os dias 17 a 26 de junho, a primeira edição do curso de do “Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia” contou com a participação de vinte profissionais, ligados a gestão de unidades de conservação. Ligados ao ICMBio,  a ONGs, à secretarias estaduais e associações de Rondônia e do Amazonas, os participantes avaliaram a iniciativa como positiva.

Segundo Patrícia Paranaguá, coordenadora do Centro Brasileiro de Biologia da Conservação (CBBC) do IPÊ e uma das responsáveis pelo curso, a iniciativa foi bem sucedida e, mais uma vez, contribuiu para atender a necessidade de ampliar o quadro de recursos humanos motivados e visionários de um novo modelo de gestão para as unidades de conservação.  

Entre os participantes, Izabel Souza do Instituto Mamirauá, avaliou o curso como extremamente válido, especialmente por promover um momento para trocar experiências com outros atores ligados à gestão de unidades de conservação.

“Apesar de já trabalhar com gestão de UCs há mais de oito anos, nunca tive a oportunidade de refletir conceitualmente sobre minhas práticas e compartilhar métodos, processos e experiência junto a outros colegas da área”, declarou.   

Para Juciley Gomes, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia, existem poucas opções para capacitação disponíveis e iniciativas que possibilitam a continuidade e expansão no processo de capacitação na Amazônia são muito importantes.

“Veja bem o meu caso. Eu que não pude ter acesso a um curso de ensino superior e noto que essa experiência já está refletindo em melhores práticas no meu cotidiano no trabalho. Estou preparando um importante documento e percebi, após assistir algumas aulas, que uma  abordagem diferente em sua produção o tornará muito mais efetivo”, declarou.

Clique aqui e ouça qual a avaliação dos participantes sobre o curso.

INSCRIÇÕES

Para realizar sua inscrição, acesse o website do IPÊ, onde também estão disponíveis mais informações sobre o curso.

A participação dos inscritos será confirmada por email após: i) averiguação das informações contidas nas fichas de inscrição; ii) processo seletivo realizado pela WWF-Brasil e IPÊ e; iii) apresentação de ofício da organização de origem do candidato, declarando apoio à freqüência no curso.

SAIBA MAIS

Clique aqui para acessar a página com mais informações sobre o curso e sobre gestão de UCs.
Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação.
© IPÊ Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA