Revista Ciência Pantanal - Volume 05 | WWF Brasil

Revista Ciência Pantanal - Volume 05



12 Novembro 2019    
Capa da Revista Ciência Pantanal - Volume 05
© WWF-Brasil
O Dia do Pantanal é comemorado todo 12 de novembro. E nesse ano o WWF-Brasil organizou uma série de atividades para celebrar esta data tão especial. Uma delas é o lançamento da 5ª  edição da Revista Ciência Pantanal. 

Desde sua criação, em 2014, a revista Ciência Pantanal publica estudos e contribuições de cientistas para ampliar o entendimento do bioma Pantanal, seja pelos pantaneiros, seja pelos visitantes.  Neste 5º volume o público poderá tomar contato com os mais diversos temas, reflexo direto da diversidade que é própria do Pantanal.

Novas propostas de incentivos fiscais, manejo de fauna silvestre, controle do fogo, zoneamento participativo, roteiros de turismo, manutenção de tradições de resistência indígena, são alguns dos assuntos abordados na quinta edição da revista Ciência Pantanal, ao lado de informações divertidas e pouco conhecidas sobre queixadas, discussões sobre a importância de se conhecer macro hábitats e de se entender os impactos de obras capazes de interromper o fluxo natural das águas.

A Revista Ciência Pantanal surge da crença que a integração dos saberes tradicionais com os científicos é importante para alcançarmos um desejado equilíbrio entre os diferentes atores sociais e transformar ideias e ideais em realidade.

Esse equilíbrio é necessário para mudarmos duas grandes tendências globais de grande impacto sobre a natureza e as pessoas: o aumento de emissões relacionadas às mudanças climáticas e a perda de biodiversidade no planeta. Juntos e com informações qualificadas, todos podemos contribuir para reverter tendências mundiais tão preocupantes.

E como o bioma não é só brasileiro, mas se estende pelos territórios da Bolívia e do Paraguai, esta edição da revista, produzida pelo WWF-Brasil, conta com a colaboração de pesquisadores, pantaneiros e indígenas dos dois países. Eles trazem um pouco do conhecimento tradicional e experiências em andamento na porção do bioma localizada do lado de lá de nossas fronteiras. 

Então está esperando o quê? Baixe a sua revista eletrônica e boa leitura!
DOE AGORA
DOE AGORA