Exposição em Brasília celebra a obra do arquiteto Zanine Caldas | WWF Brasil

Exposição em Brasília celebra a obra do arquiteto Zanine Caldas



05 Maio 2016    
Parte do trabalho de Zanine está ao alcance das novas gerações em uma exposição até o dia 8 de maio, no CasaPark, em Brasília.
© Divulgação/CasaPark Shopping
O WWF-Brasil e o Programa Madeira Legal estão ajudando a celebrar a vida e obra de José Zanine Caldas. Arquiteto e designer, Zanine foi um precursores do uso responsável da madeira na arquitetura e na engenharia no Brasil. Na década de 1960, ele já trazia questões ligadas ao reaproveitamento de matérias primas naturais, sustentabilidade e conservação ambiental.
 
Parte do trabalho de Zanine está ao alcance das novas gerações em uma exposição até o dia 15 de maio, no CasaPark, em Brasília. A mostra reúne maquetes e projetos de design do criador brasileiro. A entrada é franca.
 
Além da pegada ambiental, a obra de Zanine marca a busca pela identidade cultural brasileira na arquitetura. Ele foi servidor público, professor e ajudou a criar projetos de difusão e massificação do uso da madeira entre pesquisadores e populações de baixa renda. Ele faleceu em 2001, deixando uma vasta e influente obra.
 
Na abertura do evento, uma mesa-redonda com a presença de familiares e parceiros do arquiteto destacou a importância do seu trabalho documentado no filme Zanine – O ser do arquitetar e no livro Zanini de Zanine – Edições limitadas, ambos lançados na abertura da exposição.
 
O público que não pôde comparecer, porém, pode visitar as três mostras disponíveis no CasaPark, que fazem referências ao trabalho de Zanine.
 
São elas: José Zanine e a Arquitetura da Madeira, que apresenta nove maquetes originais de obras em madeira executadas por Zanine. Já Madeira na Arquitetura do Século XXI mostra de obras em madeira feitas diversos países e que trazem usos modernos e extensivos desta matéria-prima. Mobiliário de José Zanine Caldas, por sua vez, é uma seleção de obras do arquiteto que devem relançadas no mercado brasileiro.
 
Possibilidades
 
Para o analista de conservação do WWF-Brasil, Ricardo Russo, um dos objetivos desta iniciativa é mostrar que projetos de construção sustentáveis são possíveis e viáveis. “O uso da madeira na construção é nobre e massivo em outros países e queremos trazer isso para o Brasil. Usada de forma responsável, a madeira contruibui com conservação da biodiversidade, a geração de renda de populações locais e a regulação climática”, explica.
 
O curador da exposição, Humberto Macêdo, conta que o principal objetivo é mostrar para a sociedade as possibilidades da madeira em projetos de engenharia e arquitetura.
 
“Todas as exposições mostram que o material, além de nobre, representa uma visão de futuro muito interessante e inspiradora. A madeira tem beleza e plasticidade, é versátil e riquíssima para uso na construção”, diz Macêdo.
 
A homenagem a Zanine é realizada pelo shopping CasaPark, com apoio do WWF-Brasil, Studio Zanini, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB)  e pelas empresas Montana Química, Ita Construtora e Univers Design. Todas as mostras estão abertas à visitação pública gratuitamente de às 10h e 22h (segunda à sábado) e de 12h e as 20h, aos sábados e domingos.
 
 
Serviço:
Exposições: “José Zanine e a Arquitetura da Madeira”
                       “Madeira na Arquitetura do Século XXI”
                      “Mobiliário de José Zanine Caldas”
 
Local: CasaPark
Visitação: De 28 de abril a 15 de maio de 2016
Período:  Segunda a sábado, das 10h às 22h
                 Domingos, das 12h às 20h
 
 
 
Parte do trabalho de Zanine está ao alcance das novas gerações em uma exposição até o dia 8 de maio, no CasaPark, em Brasília.
© Divulgação/CasaPark Shopping Enlarge
O WWF-Brasil e o Programa Madeira Legal estão ajudando a celebrar a vida e obra de José Zanine Caldas.
© Divulgação/CasaPark Shopping Enlarge
O público que não pôde comparecer, porém, pode visitar as três mostras disponíveis no CasaPark
© Divulgação/CasaPark Shopping Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA