Acordo fortalece o planejamento de infraestrutura sustentável e inclusiva

março, 25 2025

Parceria foi firmada entre WWF-Brasil e Ministério da Integração
Por Trícia Oliveira, do WWF-Brasil

Nesta quinta-feira (20/3), o WWF-Brasil, e a Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de integrar critérios socioambientais e socioterritoriais no planejamento, implementação e monitoramento de políticas regionais e territoriais. A reunião contou com a presença do ministro Waldez Goés que formalizou a parceria que irá unir a estratégia do WWF-Brasil para infraestrutura com a missão da SDR de promover o desenvolvimento regional e o ordenamento territorial, garantindo justiça social, sustentabilidade e inovação. 

O acordo terá duração de dois anos e prevê quatro eixos de atuação. O principal deles é a atualização dos manuais da SDR que orientam a alocação de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), via emendas parlamentares, incorporando critérios de valoração socioeconômica, socioambiental e socioterritorial. Além disso, a parceria inclui a análise e monitoramento do potencial da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB) para fortalecer as estratégias do Ministério, a revisão dos planos, programas e políticas da SDR sob uma abordagem socioterritorial e a implementação de um "Plano de Resiliência e Desenvolvimento Territorial" para testar e validar estratégias de infraestrutura sustentável. 

A parceria busca apresentar soluções ao contexto brasileiro de desafios significativos no planejamento e implementação de infraestruturas, muitas vezes impactado pela falta de critérios racionais e pela influência de interesses econômicos. Esses fatores resultam, na maioria dos casos, em projetos de baixa viabilidade social, econômica e ambiental, além da negligência do ordenamento territorial como base para tomada de decisões.   

“O acordo é uma grande conquista e reforça a necessidade de fortalecer políticas públicas que promovam um planejamento sustentável, inclusivo e adaptado às demandas específicas de cada território. A iniciativa representa um avanço fundamental para garantir que o desenvolvimento infraestrutural do país seja alinhado com as necessidades socioambientais e econômicas do século XXI”, pontua Alexandre Gross, líder de Infraestrutura e Transição Energética do WWF-Brasil. 

Clique aqui para ler mais! 
Homens sentados em uma sala de reunião, sendo que dois deles assinam um documento de parceria entre as instituições
Edegar Oliveira, diretor de conservação do WWF-Brasil, assina o acordo de cooperação ao lado do ministro da Integração, Waldéz Goes.
© Márcio Pinheiro/MIDR
DOE AGORA
DOE AGORA