Projeto Banho de Natureza é lançado no Parque Nacional de Brasília

dezembro, 04 2024

Projeto em parceria com IBE, Fiocruz e ICMBIO oferece atividade que busca o bem-estar pelo contato com a natureza
Por WWF-Brasil

Caminhar no parque é sempre um passeio agradável, principalmente para as pessoas que moram nas grandes cidades. Para ajudar a amenizar o estresse do dia a dia, o Parque Nacional de Brasília (PNB), Unidade de Conservação (UC) localizada no noroeste do Distrito Federal, está com mais uma atração para reunir a família e os amigos. Desde o dia de 29/11 – data em que o Parna comemorou 63 anos – seus visitantes tem a possilidade de viver uma verdadeira experiência de bem-estar, com práticas de Banhos de Floresta para se conectarem ainda mais com a fauna e a flora. A atividade é gratuita e contempla grupos com até 12 pessoas sob supervisão de guias, sempre aos sábados, às 8h30. A atividade estará disponível até julho/2025. Os interessados devem fazer inscrição no link.  

A ação é resultado de uma parceria do WWF-Brasil, do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de valorizar as UCs e as pessoas que vivem em seu entorno como protagonistas no combate às mudanças climáticas.  Para oferecer a melhor experiência aos usuários, foi realizado um treinamento profissionalizante para os técnicos que irão acompanhar os visitantes. “Este foi o primeiro programa gratuito de treinamento de guias de Banho de Floresta, em uma unidade de conservação federal. Estamos muito contentes com o resultado, pois reforça a importância de contar com profissionais capacitados não apenas para informar e orientar, mas para trazer um novo olhar  e proporcionar experiências de valorização da natureza e das áreas protegidas, aliada à saúde  para a população”, declara Felipe Feliciani, analista de conservação do WWF-Brasil. 
 

Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis 


O contato direto com o ambiente natural e as vantagens que ele traz às pessoas são a premissa principal do conceito Healthy Parks, Healthy People. Implementado há mais de 20 anos em vários países, ele chegou ao Brasil recentemente com o nome Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis. 

Com a liderança do WWF-Brasil, a iniciativa no Parque Nacional de Brasília será o segundo projeto Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis no país. “Em um trabalho de cooperação entre IBE e Fiocruz, as equipes irão coletar dados sobre os impactos que o contato com a natureza produz na saúde - com o intuito de ampliar a compreensão da importância dos parques, das áreas verdes e das árvores no cotidiano das cidades e das pessoas”, diz Feliciani. 

O primeiro projeto, foi realizado em 2022 pelo WWF-Brasil em parceria com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e  contou com o apoio de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pelo Hospital Albert Einstein e do Parque dos Eucaliptos, localizado na zona Sul de São Paulo. Com o apoio de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e agentes comunitários, o projeto capacitou mais de 60 profissionais de saúde, e a atuação piloto atingiu 17 pessoas, com mais de 50 anos, e identificou o grau de bem-estar, a conexão com a natureza, o sofrimento psíquico e a vitalidade destas pessoas após quatro sessões de banhos de floresta. Os resultados confirmaram os dados das pesquisas realizadas em outros países. “Mais que teoria científica, o sentimento dos voluntários foi de bem-estar físico e mental”, comenta Feliciani. 

No Parque Nacional de Brasília o objetivo é oferecer a prática do Banho de Floresta aos visitantes para que: sintam os efeitos terapêuticos de uma floresta, ampliem a percepção de sua profunda ligação com a natureza, e percebam que a saúde humana é indissociável de ambientes naturais em equilíbrio. 

“A ciência e a experiência das pessoas comprovam que o Banho de Floresta traz diversos benefícios para a saúde como a melhora na qualidade do sono, concentração e memória; controle da pressão arterial, diminuição da ansiedade, depressão, raiva; e redução dos hormônios do estresse, cortisol e adrenalina”, finaliza Marco Aurélio Bilibio, diretor do IBE e responsável pelo treinamento dos guias. 

Banho de Floresta 


Demais datas (sábados) 
Horário: 8h30
Local: Entrada da Trilha da Capivara, na Água Mineral. 
Inscrições: Acesse o link  
Atividade é realizada na Trilha da Capivara, no Parque Nacional de Brasília
Atividade é realizada na Trilha da Capivara, no Parque Nacional de Brasília
© Maíra Teixeira / WWF-Brasil
Grupo realizou banho de floresta no dia do aniversário de 63 anos do Parque Nacional de Brasília
Grupo realizou banho de floresta no dia do aniversário de 63 anos do Parque Nacional de Brasília
© Maíra Teixeira / WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA