Programa REM MT e WWF-Brasil realizam oficina de mapeamento de atores das cadeias de restauração da vegetação nativa e reabilitação de pastagens
agosto, 19 2024
A oficina foi marcada por atividades em grupo, que proporcionaram diversas trocas de experiências e ideias entre os participantes
Por Priscila Soares (REM MT) O Programa REM MT e o WWF-Brasil realizaram, na última terça-feira (13), em Cuiabá, uma oficina de mapeamento de atores das cadeias de restauração da vegetação nativa e reabilitação de pastagens degradas em Mato Grosso. O evento teve como principal objetivo identificar os atores, suas conexões de trabalho e os locais de atuação no estado, além de discutir os desafios enfrentados e identificar potenciais sinergias que possam ajudar a dar escala a essas atividades essenciais para a conservação ambiental.
Durante o evento, foram realizadas várias dinâmicas, entre elas, o mapeamento de atores, visando identificar quem trabalha com restauração e com reabilitação de pastagem, onde atuam e suas conexões na paisagem. Outra dinâmica focou nos elos da cadeia de restauração, identificando no mapa de Mato Grosso, a localização dos viveiros, redes de sementes, implementadores de restauração e treinamentos realizados.
A oficina também validou os desafios previamente identificados e as oportunidades para superá-los e ampliar a escala da restauração e reabilitação de pastagens em Mato Grosso. A diversidade de participantes no evento incluiu gestores de governo, coletores de sementes, redes de sementes, implementadores, consultores e ONGs, o que proporcionou uma visão abrangente e rica do cenário atual, reforçando o compromisso das organizações em somar esforços no território junto a atores locais.
Veronica Maioli, especialista em Conservação e Restauração do WWF-Brasil, destacou a importância da parceria com o Programa REM MT: “O REM é um programa abrangente e importante para o estado. Para nós, essa parceria é valiosa, porque sozinhos não damos conta dos inúmeros desafios da paisagem. Precisamos realmente trabalhar em conjunto para dar escala as atividades e atuar da melhor forma possível com os atores locais”, disse a especialista.
A coordenadora dos subprogramas Produção Sustentável e Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais do REM MT, Daniela Melo, explicou que o evento foi importante para direcionar ações futuras. “A expectativa é que esse mapeamento realizado na oficina possa servir como ferramenta para direcionar as ações e projetos futuros, tanto para o Programa REM MT e o WWF-Brasil quanto para outros tomadores de decisão, permitindo uma melhor compreensão do estado e dos atores que atuam na área de restauração e reabilitação de pastagens”, explica Daniela.
WWF-BRASIL
O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 28 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede global interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.A organização possui uma estratégia específica de atuação nas cadeias de restauração e reabilitação de pastagens, tanto em Mato Grosso quanto no Mato Grosso do Sul, com foco nas Cabeceiras do Pantanal. Essa paisagem é considerada prioritária para o WWF-Brasil, por conta do alto grau de desmatamento, importância econômica e pela resiliência hídrica, uma vez que 80% da água que alimenta os pulsos de inundação do Pantanal provém das Cabeceiras.
A oficina em Mato Grosso é parte de uma série de eventos que já tiveram início em 2022, em Mato Grosso do Sul, com o mesmo propósito de mapear os atores envolvidos na restauração para contribuir para a elaboração de um Plano de restauração para as Cabeceiras. Tais atividades devem continuar nos próximos anos.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .