Com filtro no Instagram, Turma da Mônica e WWF-Brasil conscientizam sobre a importância dos oceanos
junho, 08 2024
No Dia Mundial dos Oceanos (8/6), filtro para Instagram da Turma da Mônica chama atenção para a importância de conservar e restaurar os ecossistemas marinhos
Por WWF-Brasil e Mauricio de Sousa ProduçõesEssenciais para a vida no planeta, os oceanos ocupam mais de 70% da superfície da Terra, são lar para milhares espécies e oferecem alimento, oxigênio, turismo, lazer e renda para as pessoas. Mas as mudanças climáticas, a sobrepesca e a poluição, especialmente a de lixo plástico de uso único, estão destruindo esse ecossistema tão rico e importante.
Para ajudar a conscientizar a população sobre a importância de conservá-los, a Turma da Mônica, em parceria com o WWF-Brasil, lançou um divertido filtro no Instagram feito especialmente para o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho). Este é o terceiro filtro que as organizações disponibilizam na rede social.
Em 2022, quem usava o filtro feito para o Dia da Amazônia (5 de setembro), descobria com qual espécie famosa do bioma se identificava. Um ano depois, Chico Bento estrelava o filtro em homenagem ao Dia do Pantanal (12 de novembro), no qual as pessoas demostravam seu conhecimento sobre o bioma ao responder o quiz "Qual desses é um bicho do Pantanal?". Essas iniciativas fizeram enorme sucesso e a expectativa é que a história se repita.
"Sabemos que nos meios digitais conseguimos cativar e conscientizar um número grande de pessoas de forma divertida, mostrando a importância de cuidar dos oceanos, que tanto oferecem para a humanidade. Quem usa o filtro se diverte e, ao mesmo tempo, dará voz à causa", comenta Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.
A embaixadora do WWF-Brasil Karina Oliani é a responsável por fazer o chamado para o uso do filtro, que simula um mergulho no fundo do mar para disseminar a mensagem de conservação e restauração dos ecossistemas marinhos. Desde criança, a médica, apresentadora de TV e atleta teve um grande fascínio por atividades que envolvam aventura e adrenalina e aos 12 anos concluiu seu curso de mergulho autônomo.
"Desbravar os oceanos é sempre uma aventura incrível, que revela não só a beleza da vida marinha, mas me faz lembrar da interdependência que temos desses ecossistemas tão ricos, que devem ser não só protegidos, como restaurados dos impactos que já sofreram", diz Karina.