WWF-Brasil e Mauricio de Sousa Produções lançam história em quadrinhos em prol da Hora do Planeta

05 março 2024

Quadrinho “Chico Bento em – A maior Hora do Planeta" será lançado no dia 4 de março
Por WWF-Brasil e Mauricio de Sousa Produções

Mostrar a relação da natureza com o cotidiano das pessoas e ensinar a proteger o meio ambiente de maneira lúdica é a proposta da história em quadrinhos “Chico Bento em – A maior Hora do Planeta”. Parceiros desde 2014, o WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções lançam uma publicação inédita para ressaltar a importância de conservar os recursos naturais do planeta e o impacto do desmatamento nos eventos climáticos extremos. O lançamento do quadrinho acontecerá no dia 4 de março e estará nas bancas e para assinantes na revista 51 do Chico Bento, personagem que é embaixador do WWF-Brasil e da Olimpíada Restaura Natureza. A ação faz parte dos preparativos para a Hora do Planeta 2024, que acontece em 23 de março (sábado), às 20h30 (horário local). 

Na historinha, tudo começa quando Chico Bento e Rosinha estão pensando em como participar da Restaura Natureza - Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, projeto que faz parte da Hora do Planeta. Ao encontrarem Genesinho, percebem que o colega tem uma ideia nada sustentável para enfrentar o aquecimento global, então decidem fazer um trabalho sobre mudanças climáticas. É nesse momento que Chico Bento recebe a visita de alguém muito especial: a Mãe Natureza, que não está nada feliz com o que o planeta está vivendo e leva o personagem para um passeio especial, no qual mostra desafios ambientais que precisam ser enfrentados e as consequências desses problemas no dia a dia das pessoas, como inundações de cidades ou possíveis novas epidemias.  

A publicação inclui ainda uma lista de hábitos simples sobre como separar o lixo reciclável; economizar água – evitando banhos demorados; fazer uma horta comunitária e pedir ajuda de autoridades para limpar os rios e plantar mais árvores, deixando as cidades mais verdes e com menos concreto; entre tantas outras iniciativas.  

“Ao longo dos anos, seja por meio dos quadrinhos, animações ou ações digitais, a MSP está cada vez mais comprometida em apoiar iniciativas que conscientizem as famílias sobre a importância da preservação do planeta. Certamente, o acesso à informação de qualidade e de fácil entendimento, como no caso das histórias em quadrinhos, contribuem muito com esse propósito. É fundamental que todos se unam em prol da sustentabilidade para que possamos cultivar um legado de respeito capaz de garantir a continuidade da vida em toda a sua diversidade”, afirma Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções. 

Hora do planeta

Muito mais que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza e visa engajar e conscientizar as pessoas sobre os atuais desafios ambientais e sobre a importância de proteger e conservar o planeta. Criada em Sydney, na Austrália, em 2007, a Hora do Planeta é uma ação realizada pela Rede WWF em mais de 190 países e territórios.  

Aqui no Brasil, a Hora do Planeta acontece desde 2009, sempre sob a coordenação do WWF-Brasil, que todo ano convida famílias, escolas, empresas e governos a desligar as luzes de suas casas, prédios e monumentos por 60 minutos como um marco simbólico desse eco-despertar.  

“Não é possível cuidar do meio ambiente sem colocar as pessoas no centro das decisões. Para que mais e mais pessoas estejam conectadas e engajadas na defesa da natureza, temos de compartilhar informações e conhecimento. Simbolicamente, continuamos a apagar as luzes por uma hora para demonstrar que estamos conscientes dos atuais desafios ambientais e unidos a milhares de pessoas ao redor do mundo no combate à injustiça climática e ao racismo ambiental. Podemos aprender e compartilhar muito mais para agir. É hora de aliançar. Uma aliança de todos os povos pela vida”, finaliza Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil. 

Sobre o WWF-Brasil 

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que desde 1996 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede global interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. 

Sobre a Mauricio de Sousa Produções 

 A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais conhecidas e admiradas, a Turma da Mônica. Há anos, a empresa estabelece compromissos e parcerias com renomadas organizações sem fins lucrativos, que atuam continuamente na manutenção dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes e na preservação da natureza. Mônica é embaixadora do UNICEF e Chico Bento é embaixador do WWF-Brasil. A MSP é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. Por meio da força dos personagens criados por Mauricio de Sousa, promove a conscientização sobre questões fundamentais no âmbito social, humanitário e ambiental. Com isso, a MSP reforça seu papel como agente de mudança positiva no cenário nacional e internacional.  

Sobre a Hora do Planeta 

A Hora do Planeta é o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney, na Austrália, em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou o maior movimento de base do mundo pela natureza, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 190 países e territórios a realizar ações ambientais concretas.

Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática, mas, mais recentemente, a Hora do Planeta também se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da biodiversidade. O objetivo é criar um movimento imparável pela natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas. O movimento reconhece o papel dos indivíduos na criação de soluções para os desafios ambientais mais prementes do planeta e aproveita o poder coletivo de seus milhões de apoiadores para impulsionar a mudança. Visite www.earthhour.org para saber mais sobre os eventos da Hora do Planeta em todo o mundo. Juntos, vamos criar a Maior Hora da Terra. 

 

Quadrinho estará nas bancas e para assinantes na revista 51 do Chico Bento
© Mauricio de Sousa Produções
DOE AGORA
DOE AGORA