No dia em que completa 27 anos, WWF-Brasil anuncia renovação de parceria com Mauricio de Sousa Produções

agosto, 30 2023

Iniciativas de educação e conscientização ambiental foram renovadas por mais 5 anos
Por WWF-Brasil e Mauricio de Sousa Produções

Parceiros de longa data, desde 2014, o WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções renovam por mais cinco anos o compromisso de trabalharem juntos na educação e conscientização ambiental em suas diversas formas, seja por meio das revistinhas do Chico Bento ou nas redes sociais da Turma da Mônica, com o engajamento promovido pelo caipirinha mais famoso do Brasil como embaixador do WWF-Brasil. O anúncio acontece em uma data muito especial, quando a organização da sociedade civil brasileira sem fins lucrativos celebra o seu 27º aniversário.

O objetivo da parceria é, em mútua e ampla colaboração, realizar ações educativas e promover a conscientização de temas como sustentabilidade e restauração, elegendo como públicos prioritários famílias, crianças e adolescentes. 

Nos últimos anos, as ações obtiveram expressivos resultados em engajamento e alcance.  As tradicionais revistinhas, cartilhas, infográficos, livros, eventos como a Bienal do Livro, animações especiais, posts nas redes sociais sobre variados temas e ocasiões mostraram a importância da conservação e restauração do meio ambiente. “Chegamos ao público final com uma mensagem forte de conservação e, principalmente, de forma leve. Estamos contribuindo com um futuro mais seguro e sustentável para o planeta e seus habitantes e isso é motivo de alegria para nós”, afirma Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.

Entre 2020 e 2023, foram produzidas 30 páginas de conteúdo informativo para as revistinhas mensais do Chico Bento e também de outros personagens da Turminha, além de cerca de 100 posts nas redes sociais, que trouxeram comentários positivos e interesse para os temas abordados. Cartilhas sobre restauração de ecossistemas e descarte de resíduos foram solicitadas por escolas e empresas, ampliando o alcance das mensagens. Temas prioritários como a Hora do Planeta ganharam muito destaque: a historinha  "Chico Bento na Hora do Planeta" fez enorme sucesso entre os leitores.

Ao longo da parceria, Chico Bento se tornou uma voz ativa para o WWF-Brasil. Os temas mais relevantes estão em sua fala icônica, que convida todo o Brasil para se atentar às questões ambientais. Em 2014, foi nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal e em 2020 passou a ser embaixador da organização, vestindo a camiseta com o mundialmente conhecido panda, transmitindo uma mensagem poderosa de engajamento e apoio às causas ambientais.

Em 2021, o personagem celebrou a Hora do Planeta com a Alexa, inteligência artificial da Amazon. Em 2022, foi convidado para ser embaixador da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas. Agora, em 2023, deu boas-vindas aos novos colegas no time de embaixadores do WWF-Brasil e reafirmou o compromisso em defesa da vida das pessoas e da natureza ao contar, em uma série de posts, sua visão dos quatro valores que compartilha com o WWF-Brasil: coragem, integridade, respeito e colaboração.

Para Gabriela Yamaguchi, diretora de engajamento do WWF-Brasil, mais que uma parceria de sucesso, a colaboração com a MSP com o tão querido Chico Bento como embaixador expandiu a causa do WWF-Brasil de maneira afetiva e exponencial. “Juntos, acreditamos na importância da educação para melhorar a vida de todas e todos no Brasil e no planeta. Assim como aprendemos a ler com a Turma da Mônica, agora o Chico Bento nos ensina, de forma lúdica e didática, que cada um de nós pode se conectar à natureza e agir pelo bem-estar coletivo. É uma honra para o WWF-Brasil estar ao lado da turminha criada pelo Mauricio de Sousa, que tanto contribui para a Literatura, Cultura e Cidadania do nosso Brasil”. 

Para marcar a renovação da parceria e celebrar o resultado da Restaura Natureza 2023, Chico Bento - ao lado da também embaixadora da organização e do projeto, Keilla Vila Flor - participa nesta quarta (30) da live de anúncio dos vencedores da segunda edição do projeto que coloca os estudantes no centro da discussão sobre a construção de um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos. A transmissão começa às 18h e será feita no canal do Youtube do WWF-Brasil. 

Saiba mais sobre a parceria entre o WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções: https://turmadamonica.uol.com.br/wwfbrasil/

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais conhecidas e admiradas, a Turma da Mônica. Há anos, a empresa estabelece compromissos e parcerias com renomadas organizações sem fins lucrativos, que atuam continuamente na manutenção dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes e na preservação da natureza. Mônica é embaixadora do UNICEF e Chico Bento é embaixador do WWF-Brasil. A MSP é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. Por meio da força dos personagens criados por Mauricio de Sousa, promove a conscientização sobre questões fundamentais no âmbito social, humanitário e ambiental. Com isso, a MSP reforça seu papel como agente de mudança positiva no cenário nacional e internacional.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Doe: wwf.org.br/doe
Chico Bento
Ao longo da parceria, Chico Bento se tornou uma voz ativa para o WWF-Brasil. Os temas mais relevantes estão em sua fala icônica, que convida todo o Brasil para se atentar às questões ambientais.
© MSP - Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA