ABGD e WWF-Brasil lançam guia para a descarbonização dos meios de transporte na Amazônia Legal

16 maio 2023

O material tem como objetivo aprofundar o debate sobre a mobilidade elétrica por meio de barcos
Por WWF-Brasil e ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), entidade que representa a geração própria de energia, e o WWF-Brasil, ONG que atua com foco na conservação da natureza e justiça socioambiental, lançam o “Guia para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal”, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável e a descarbonização dos meios de transporte da região.  

O transporte por meio de barcos é um dos principais meios de locomoção da população local. Porém, a maior parte é dependente de combustíveis fósseis, como o diesel. Outro agravante é a quantidade de localidades sem acesso público à energia elétrica. Segundo o estudo “Sistemas Fotovoltaicos da Amazônia Legal”, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), há mais de 990 mil pessoas sem acesso à eletricidade na região. De acordo com essa demanda, o guia foi produzido com base na instalação de usinas de geração distribuída (GD), também conhecida como geração própria de energia.   

De acordo com Aurélio Souza, diretor de Projetos Especiais da ABGD, “é muito importante disseminar o conhecimento sobre a possibilidade dessa população mudar sua forma de se locomover, deixando de lado os combustíveis fósseis para utilizar veículos movidos a energia. Para isso, a GD é uma importante aliada, pois é uma solução viável e ambientalmente mais adequada para levar energia elétrica para quem reside na região da Amazônia Legal”. 

Para Alessandra Mathyas, analista de Conservação do WWF-Brasil e uma das revisoras do guia, “esse projeto reúne dados e recomendações muito importantes, como qual o melhor módulo fotovoltaico para uma determinada instalação. Isso ajuda muito para que a população tenha uma base para se estruturar, principalmente em relação à mobilidade elétrica”. 

O material, disponibilizado de forma gratuita, é composto por propostas para ampliar a mobilidade elétrica nos rios da Amazônia Legal brasileira. Além disso, traz a demonstração de casos e estudos práticos, particularmente associados aos benefícios que a geração distribuída traz para populações que vivem em comunidades isoladas e remotas. 

Além disso, o guia demonstra o potencial que a GD com fontes renováveis pode gerar para o desenvolvimento sustentável da região, a exemplo dos programas de eletrificação rural com energia solar fotovoltaica em curso na Amazônia Legal, os quais poderiam ser expandidos para o modal de transporte de cargas e passageiros, gerando inúmeros benefícios para a sociedade.  

Para baixar o “Guia para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal” basta clicar aqui e fazer o download do documento. 

Sobre a ABGD 

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC's, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil. 

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.  

Sobre o WWF-Brasil 

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Dor: wwf.org.br/doe 
O Rio Madeira será um dos locais mais impactados caso a pavimentação total da BR-319 aconteça sem a governança adequada
O transporte por meio de barcos é um dos principais meios de locomoção da população local.
© Drance Jésuz/WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA