WWF-Brasil lamenta o falecimento do procurador José Maria da Silva Júnior

março, 10 2023

Procurador deixa legado de compromisso com as pautas da equidade social e do equilíbrio ambiental
Por WWF-Brasil e ISPN

O WWF-Brasil lamenta o falecimento do procurador de justiça do estado do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, parceiro da iniciativa Tamo de Olho.

Falecido na quinta-feira (9) em Palmas (TO), José Maria atuou por vários anos com a pauta socioambiental, se tornando um importante aliado nos esforços junto ao Ministério Público Estadual do Tocantins em ações de combate ao desmatamento ilegal e violações de direitos de povos e comunidades tradicionais.

Enquanto representante público, José Maria teve papel fundamental na articulação da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) e recente atuação na defesa constitucional da legislação de licenciamento ambiental do Tocantins.

Aos 57 anos, José deixa esposa, duas filhas e toda uma trajetória e legado a serem continuados, de compromisso com as pautas da equidade social e do equilíbrio ambiental. O WWF-Brasil e o Tamo de Olho seguem firmes na implementação de ações construídas com José Maria, com objetivos de defesa dos povos e das comunidades tradicionais e de seus territórios produtivos.

Fazem parte do Tamo de Olho:
Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN)
WWF Brasil
Instituto Cerrados
Rede Cerrado
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)
Observatório MATOPIBA

Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior