Relatório Anual 2021

novembro, 16 2022

Saiba mais sobre as atividades realizadas pelo WWF-Brasil em 2021
Por WWF-Brasil

A luta pela vida marcou o ano de 2021. A pandemia da Covid-19, o aumento do desmatamento, o desmonte das políticas públicas e a violência contra os povos tradicionais marcaram esses 12 meses no Brasil. Nesse ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INEP) registou, pelo terceiro ano consecutivo, recorde de desmatamento na Amazônia.  

O crescimento das queimadas na Amazônia e no Cerrado, os impactos socioambientais e a pandemia fizeram com que os alertas se tornassem ainda mais evidentes para a preservação da vida não só no Brasil como em todo o planeta. Nesse contexto, a atuação de organizações da sociedade civil se tornaram ainda mais necessárias. As articulações promovidas durante o ano foram de extrema importância para barrar o avanço da destruição, evitar a perda de sociobiodiversidade e garantir os Direitos Humanos no Brasil.  

Em abril, o Acampamento Terra Livre inaugurou um movimento de reinvindicações em oposição as constantes investidas contra os povos da floresta. Não apenas essa, mas também outras mobilizações ao longo do ano colocaram em evidenciar a luta dos povos Indígenas, e culminaram em uma participação histórica na COP 26.  

Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostrou que o aquecimento de 1,5˚C a 2˚C será ultrapassado nas próximas décadas se não houver profunda redução na emissão de CO2. Com a destruição dos nossos biomas e os recordes de queimadas e desmatamento, o Brasil caminha na contramão, uma vez que a maior fonte de emissão são as áreas devastadas. Por isso, é urgente concentrar esforços na conservação dos biomas e na restauração dos que já foram degradados.  

Para alcanças esses objetivos, o WWF-Brasil, junto a parceiros, desenvolveu vários projetos ao longo do ano.  O financiamento na qualificação de brigadistas, a parceria com a COIAB, treinamento de drones e estudos sobre contaminação de mercúrio foram alguns dos projetos executados e que ajudaram a chegar mais perto da meta traçada.  

“É esse trabalho a que daremos sequência, junto de nossos parceiros, pela construção de uma sociedade mais saudável e uma economia mais sustentável, capaz de favorecer a conservação da biodiversidade, a redução das emissões de gases de efeito estufa e o bem-estar das pessoas”, afirma Mauricio Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil.

Para acompanhar em detalhe as nossas ações em 2021, acesse o nosso Relatório Anual de Atividades.  
Relatório Anual 2021
© WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA