Concurso Ideias Renovadoras: Produção sustentável no PE

agosto, 21 2020

​SERTA é um dos vencedores de projeto que visa promover os Sistemas Agroflorestais

Por Taís Meireles

Presente há 31 anos em Pernambuco, o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) é um dos dois vencedores de fora da bacia do Rio Doce do Concurso Ideias Renovadoras: Plantando Árvores e Colhendo Alimentos.

Localizado em Glória do Goitá (PE), desde sua origem, o SERTA teve como foco o desenvolvimento e reconhecimento da importância da agricultura familiar. Por lá, foi desenvolvido o Sistema Agroflorestal em Agroecologia (SAFA), uma versão 100% orgânica de SAF, que valoriza o plantio de espécies nativas.

Alexsandra Silva foi a proponente responsável pela inscrição do SERTA no Concurso e conta um pouco sobre o trabalho: “No nosso quintal agroflorestal, queremos, a médio e longo prazo, nos tornar um sistema autossustentável, onde todos os insumos para a manutenção sejam produzidos localmente”.

Por ano, o espaço recebe cerca de 10 mil visitantes para a troca e multiplicação de conhecimentos. “O sistema também visa atender a demanda alimentar do restaurante do SERTA. A comunidade estudantil e as famílias agricultoras são convidadas a participar dos processos”, complementa Alexsandra.

Se quiser conhecer mais sobre o SERTA, visite o site, o perfil no Instagram ou a página do Facebook desta Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

O projeto do SERTA foi selecionado pelos jurados do Concurso Ideias Renovadoras como uma das iniciativas vencedoras por se tratar de um importante polo de disseminação de conhecimento em agroecologia no país.

Para saber mais sobre os vencedores do Concurso, clique aqui.
Um dos grandes diferenciais do SERTA é ser um importante polo de disseminação de conhecimento em agroecologia no país
© SERTA / divulgação
No SERTA foi desenvolvido o Sistema Agroflorestal em Agroecologia (SAFA), versão 100% orgânica de SAF, que valoriza o plantio de espécies nativas
© SERTA / divulgação