Concurso Ideias Renovadoras: Advogado vira produtor rural



21 agosto 2020    
Felipe, 28 anos, era advogado e hoje produz alimentos enquanto ajuda a restaurar a bacia do Rio Doce
© Felipe Veloso / acervo pessoal
Felipe Veloso é um dos vencedores de projeto que visa promover os Sistemas Agroflorestais

Por Taís Meireles


“Sou um advogado que deixou o escritório e a cidade para se dedicar à restauração de áreas degradadas e ao mesmo tempo produzir alimentos”. Assim se apresenta Felipe Veloso, um dos vencedores do Concurso Ideias Renovadoras: Plantando Árvores e Colhendo Alimentos da região da bacia do Rio Doce, com seu projeto de restauração de áreas degradas com sistemas agroflorestais biodiversos e produtivos em Governador Valadares (MG).



Em 2014, Felipe fez seu primeiro curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs) e se apaixonou pelo tema, passando a estudar e se aprofundar cada vez mais enquanto ainda atuava como advogado e pesquisador – na época, ele cursava um mestrado.

“Não conseguia me imaginar dentro de um escritório trabalhando pelo resto da minha vida. Meu lugar era lá fora, plantando”, comenta o jovem de 28 anos, que conseguiu sua propriedade em Governador Valadares (MG) em 2017.

“Desde então, venho trabalhando na implantação de Sistemas Agroflorestais e transformando o que antes era tida como uma terra imprópria para plantio por pessoas da região em uma agrofloresta biodiversa e produtiva”. Para isso, o produtor rural vive na propriedade e trabalha todos os dias em novos plantios, colheitas, podas, manejo e manutenção das áreas plantadas, como explica orgulhoso.

Hoje, Felipe consegue produzir doces, compotas, geleias, polpas de frutas, hortaliças diversas e produtos derivados da mandioca, além de promover educação ambiental com a divulgação de técnicas e conhecimentos pelas redes sociais – siga o Vale do Sol no Instagram e no Facebook.

“A intenção era começar a fazer visitas na propriedade neste ano, mas com a pandemia acabamos adiando esses planos e mantendo só a divulgação online mesmo”, explica o agricultor.

O projeto de Felipe foi selecionado pelos jurados do Concurso Ideias Renovadoras porque apresenta grande potencial para disseminação dos Sistemas Agroflorestais na região da bacia do Rio Doce, mostrando não apenas o aspecto ambiental, mas também o econômico.

Para saber mais sobre os vencedores do Concurso, clique aqui.
Felipe, 28 anos, era advogado e hoje produz alimentos enquanto ajuda a restaurar a bacia do Rio Doce
© Felipe Veloso / acervo pessoal Enlarge
Em 2017, ele conseguiu sua propriedade, em Governador Valadares (MG), e desde então vem trabalhando nela diariamente
© Felipe Veloso / acervo pessoal Enlarge
Na imagem, a diferença que 5 meses de trabalho em Sistema Agroflorestal (SAF) fazem
© Felipe Veloso / acervo pessoal Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA