Cerrado: riqueza da sociobiodiversidade é tema de spots de rádios comunitárias | WWF Brasil

Cerrado: riqueza da sociobiodiversidade é tema de spots de rádios comunitárias



07 julho 2020    
As mulheres são maioria na gestão e na produção da Cooperuaçu, cooperativa agroextrativista instalada no Cerrado
© WWF-Brasil
O agroextrativismo e a importância dos indígenas na conservação do bioma são alguns dos temas dos programas

Por WWF-Brasil


O Cerrado é reconhecido como a savana mais biodiversa do planeta. Abriga riquezas imensuráveis tais como recursos hídricos – oito das 12 principais regiões hidrográficas do Brasil nascem no bioma – frutos nativos de grande poder nutricional e altamente utilizados pela gastronomia contemporânea; grande variedade de plantas medicinais e uma rica diversidade de fauna e flora. Além disso, é o lar de comunidades e povos tradicionais – quilombolas e indígenas – importantíssimos para a conservação da cultura, dos saberes e da natureza. Ao mesmo tempo, está gravemente ameaçado: perde uma cidade de São Paulo a cada três meses (saiba mais no box ao lado).

Para promover a valorização dessa riqueza entre os próprios habitantes do Cerrado e chamar a atenção para as graves ameaças as quais o bioma é submetido, o WWF-Brasil, com apoio do Fundo CEPF (sigla em inglês para Critical Ecosystem Partnership Fund), produziu, entre 2019 e 2020, 12 spots veiculados nas rádios comunitárias da região do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu - uma junção de 31 Áreas Protegidas, mais de 3,5 milhões de hectares. 

Os temas vão desde a diversidade de frutos nativos, matéria-prima do agroextrativismo e geração de renda para as comunidades; o papel dos indígenas, especificamente dos Xacriabás, na conservação do meio ambiente; até a importância do rio Peruaçu para toda a vida que habita na região. 

O WWF-Brasil atua na região do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu por meio do Projeto Sertões, desde 2010, e mais recentemente, com apoio do Fundo CEPF, nas ações focadas no incentivo à implementação e gestão integrada das unidades de conservação; fortalecimento da cadeia produtiva dos frutos do Cerrado; à comunicação, visando a valorização e o resgate do Cerrado e o planejamento territorial, que visa o planejamento sistemático da conservação no bioma Cerrado.

Ouça os programas no Youtube:
 
 
As mulheres são maioria na gestão e na produção da Cooperuaçu, cooperativa agroextrativista instalada no Cerrado
© WWF-Brasil Enlarge
Os Xacriabás são os grandes guardiães do Cerrado
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA