Chega ao Brasil projeto global de educação ambiental do WWF que disponibiliza material gratuito

janeiro, 14 2020

Materiais gratuitos na Internet, palestras virtuais e ações presenciais visam tornar acessíveis conceitos de biodiversidade e trazem a necessidade de combater a crise climática

Por WWF-Brasil

A série "Nosso Planeta" ("Our Planet"), lançada em abril de 2019, foi o documentário mais assistido pela Netflix em 2019. A rede WWF –apoiadora do projeto– aproveitou o extenso levantamento de dados e de imagens que embasou a produção e desenvolveu o projeto educacional Nosso Planeta Educação.

Lançado inicialmente na Inglaterra, Escócia, Irlanda e no País de Gales, o Nosso Planeta Educação chega ao Brasil com conteúdos gratuitos e que não exigem que professores ou alunos assistam à série. A iniciativa, que torna acessível o conceito de biodiversidade e destaca a necessidade de combater a crise climática, oferece sugestões e inspiração para que a defesa da natureza possa ser tratada de maneira adequada em qualquer etapa do ensino básico.

“Entendemos que é preciso informar e formar a sociedade para um novo modo de ser e estar no mundo, dada a escala do impacto humano sobre o planeta.  Isso passa pelo entendimento do conceito de biodiversidade, pelo engajamento em torno de grandes questões do nosso tempo, como a crise climática, e também por atitudes cotidianas: o consumo responsável e a redução do desperdício de alimentos, por exemplo”, explica Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil.

O material foi adaptado para atender o currículo escolar oficial por meio do portal queronaescola.com.br, que desenvolveu atividades presenciais adaptadas ao contexto de cada instituição.

O projeto abrange escolas municipais, estaduais e técnicas, incluindo faixa etária, envolvimento com o tema e acesso a biomas. Nas diferentes oficinas, os estudantes podem participar de jogos; fazer um simulado de convenção da ONU sobre o clima ou debater desastres ambientais recentes no Brasil e tentar chegar a propostas. No caso das atividades virtuais, o projeto conta com o apoio da tecnologia de comunicação à distância “Skype Classroom”.

Os materiais de apoio para professores e estudantes já estão disponíveis gratuitamente no site wwf.org.br/nossoplanetaeducacao. As ações presenciais em cinco escolas da Grande São Paulo tiveram início em 24 de outubro. Já as palestras virtuais, para todo o país, aconteceram entre 30 de outubro e 28 de novembro. Veja quais foram os temas:

#ConectadoNoPlaneta
Por Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil
Biodiversidade, Super Ano 2020 e o que nós temos a ver com isso? Por que estar #ConectadoNoPlaneta e como #JuntosÉPossível?

Amazônia
Por Ricardo Mello, gerente do Programa Amazônia do WWF-Brasil
Floresta, queimadas e desmatamento. Explica a importância da floresta, por que não podemos desmatar e o que tem acontecido nos últimos anos (foco no desmatamento e queimadas de 2019). Por fim, o que tudo isso tem a ver com quem mora nas cidades?

Plásticos
Por Anna Carolina Lobo, gerente dos programas Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil
Já estamos comendo plástico e a poluição plástica será um dos maiores desafios nos nossos oceanos. Até 2050, estima-se que haverá mais plástico que peixes em nossos mares. Por quê? Como podemos resolver isso?

Crise climática
Alessandra Mathyas, analista de Energia e Mudanças Climáticas do WWF-Brasil
O que é (causas e consequências) e como combatê-la.

Sobrecarga da Terra e Consumo Consciente
Ricardo Fujii, analista de Mudanças Climáticas do WWF-Brasil
Consumimos em um ritmo mais veloz que a capacidade da terra de se regenerar. O que é o dia da Sobrecarga da Terra e por que precisamos rever nosso consumo?

Sobre o WWF-Brasil e WWF
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF. Apoie nosso trabalho: wwf.org.br/doe

O WWF (Fundo Mundial para a Natureza) é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiadores e uma rede global ativa em mais de 100 países. Saiba mais: panda.org/news

Sobre o Quero na Escola