Fundação Renova e WWF-Brasil lançam Portfólio de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Rio Doce
Para apoiar o trabalho que vem sendo realizado pelas duas instituições na bacia, foi desenvolvido dentro do convênio o Portfólio de de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Rio Doce. O documento elenca atividades produtivas que gerem ganhos econômicos e ambientais e promovam o desenvolvimento sustentável da região.
Foi desenvolvido para ajudar o produtor rural em seu processo de decisão rumo ao desenvolvimento rural sustentável na bacia do rio Doce e é composto por 10 encartes, separados por temas:
- Localização da área de atuação – Bacia do rio Doce
- Recuperação de áreas degradadas – Conservação de solo e água
- Produção agropecuária sustentável
- Sistemas de produção integrada – iLPF, iLP, iPF, iLF (agrofloresta)
- Adequação ambiental da propriedade rural – Legislação ambiental
- Tecnologias sociais e destinação de resíduos
- Assistência técnica e cooperativismo
- Mecanismos Econômicos e Financeiros
- Crédito rural
- Cadeias produtivas com empresas âncora
pecuária, além de incluir novos arranjos potencialmente promissores. Compreende ações de inclusão social, baseadas principalmente em iniciativas de desenvolvimento local, contando com parceiros estratégicos.
O que se busca é a gestão integrada para uma paisagem sustentável, promovendo ganhos ambientais, sociais e econômicos e atendendo aos preceitos do desenvolvimento local baseado na sustentabilidade.
Os Mecanismos Econômicos e Financeiros como no caso do pagamento por serviços ambientais (PSA), com ênfase na produção agropecuária sustentável, as tecnologias sociais e as ações de cooperativismo e associativismo com incremento na produção e comercialização dos produtos, contribuirão para uma melhoria da qualidade de vida e renda para as famílias das comunidades a serem trabalhadas.