Milhares de crianças aprendem sobre o Pantanal com o WWF-Brasil e o Chico Bento

abril, 11 2018

Atividades de educação ambiental foram realizadas em Mato Grosso
Renata Andrada Peña

O que é o Pantanal? Por que ele é importante? Por que ele está ameaçado? O que podemos fazer por ele? O WWF-Brasil e o Chico Bento, juntos, responderam a essas e a outras questões a mais de mil estudantes de 5 a 16 anos de escolas estaduais do município de Barão de Melgaço, em Mato Grosso.

As atividades foram postas em prática pela Teoria Verde, entidade cuiabana de educação ambiental e parceira do WWF-Brasil. Após uma palestra explicativa sobre o Pantanal, as ameaças que o afetam e o que o Panda faz para conservá-lo, foram distribuídos os gibis “Chico Bento vai ao Pantanal”. Uma das ações de conservação para o Pantanal apresentada às crianças foi o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, movimento idealizado pelo WWF-Brasil em 2012 para conservar a região do planalto – onde nascem as águas que abastecem a planície pantaneira e que atualmente já está 55% desmatada.

“Ações de educação ambiental com jovens são importantes para chamar a atenção dos adultos para a conservação do Pantanal e a preservação das nascentes e da água doce”, diz o coordenador do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil, Júlio César Sampaio. “O foco das ações como essas são o de conscientizar os jovens sobre a importância e necessidade de conservação da maior área úmida do planeta”, conclui.

O Chico Bento e o Pantanal
A parceria entre o WWF-Brasil e a Maurício de Sousa Produções começou há quatro anos. Em 2014, Chico Bento foi nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal, como parte do trabalho desenvolvido pelo WWF-Brasil para recuperar e proteger os rios da bacia hidrográfica do rio Paraguai. O caipira mais querido do Brasil foi escolhido por ser um amante da natureza, e por transmitir com simplicidade a importância da conservação da água doce e do Pantanal.

Em 2017, no Dia do Pantanal, o WWF-Brasil e a Maurício de Sousa Produções lançaram o gibi “Chico Bento vai ao Pantanal”. Nele, Chico Bento e Juma tentam pescar no Pantanal, mas não conseguem. O que parecia uma tarefa fácil se transforma numa missão impossível. Enquanto os dois procuram um local, percebem que a contaminação, o excesso de lixo e o assoreamento dos rios impedem que haja peixes. Eles também veem com tristeza o desmatamento das matas ciliares que protegem os rios.

O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal
Em 2012, um estudo realizado pelo WWF-Brasil em parceria com o HSBC, a The Nature Conservancy (TNC), o Centro de Pesquisas do Pantanal, o Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Carterpillar identificou que a área das Cabeceiras do Pantanal estavam sob alto risco, requerendo ações de preservação e recuperação urgentes.

Desde então, surgiu a necessidade de criar um projeto para cuidar dos recursos hídricos da água da região e diversas entidades do setor público (governo do Estado de Mato Grosso, prefeituras, câmaras municipais e de vereadores), do setor privado (empresas, indústrias e agronegócio) e da sociedade civil organizada (organizações não-governamentais, sindicatos e associações) se uniram para desenhar um projeto.

Cada entidade que aderir ao Pacto se compromete voluntariamente a implementar em sua localidade pelo menos três ações que preservem as nascentes e os rios. Essas ações vão desde a adequação ambiental de estradas rurais até 2020, a melhora do saneamento básica da zona rural por meio da instalação de biofossas, recuperação de áreas degradas e Áreas de Proteção Permanente (APPs) até a produção de estudos, pesquisas, cartilhas de boas práticas e uso adequado do solo e promoção de eventos para a troca de experiências positivas relacionadas à recuperação ambiental.

Mais de mil crianças de escolas estaduais receberam os gibis educativos
© Jean Peliciari/WWF-Brasil
A ação aconteceu para crianças de 5 a 16 anos de Barão de Melgaço, Mato Grosso