WWF-Brasil e Governo do Acre renovam acordo pela conservação da natureza
março, 30 2017
Parceria entre instituições já dura 18 anos
Representantes do WWF-Brasil e do Governo do Acre assinaram, na última quarta-feira (29), em Rio Branco (AC), um memorando de entendimento para a realização de ações de conservação da natureza naquele estado.Este memorando, que vale até dezembro de 2020, atualiza uma parceria técnico-científica que já tem quase duas décadas de existência.
Segundo o documento ratificado pelas duas instituições, as ações e atividades desta parceria vão se concentrar nas regiões do Alto e Baixo Acre, no Purus e em Tarauacá-Envira – e terão, como função primordial, apoiar o desenvolvimento de estratégias sustentáveis para floresta, agricultura e pecuária, e consolidar a governança integrada de paisagens sustentáveis.
As regiões citadas ficam na zona de influência das rodovias federais BR-364 e BR-317; e por isso sofrem uma série de pressões ambientais.
Não há, ainda, um plano de trabalho detalhado para as ações: este memorando serve como uma proposta “guarda-chuva” por meio da qual serão elaboradas e pensadas diversas atividades para os próximos três anos e meio.
Temas
Outros temas constantes no memorando incluem a perspectiva de fortalecer o bom manejo das florestas acrianas; a revisão do Zoneamento Econômico Ecológico do estado; o fortalecimento de mecanismos econômicos e financeiros de valorização do capital natural; e o desenvolvimento de atividades relacionadas à agropecuária sustentável e de baixo carbono.
Agendas mais antigas – como a melhoria da efetividade de gestão de unidades de conservação e as ações do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) no Acre – também estão no pacote; assim como temas relacionados a mudanças climáticas e o aumento do uso de alternativas energéticas sustentáveis e descentralizadas.
Continuidade
O governador do Acre, Tião Viana (PT), agradeceu os representantes do WWF-Brasil pelo trabalho conjunto e disse ter ciência de que a instituição não assina parcerias com qualquer estado da federação. “Vocês são patrimônio da humanidade no quesito conservação ambiental e uma referência ética para todos os que trabalham com conservação da natureza. Parabéns por esse grandioso trabalho”, afirmou.
Para o diretor-executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic, a assinatura do memorando “reforça uma parceria histórica” e "traz continuidade" aos projetos desenvolvidos entre a instituição e o governo acriano. “Isso reforça a nossa agenda de trabalhos conjuntos que inclui florestas, desenvolvimento sustentável, Código Florestal e a melhoria de vida das populações amazônicas”, disse.
Histórico
A presença da Rede WWF no estado do Acre tem quase vinte anos – desde 1999, o Panda realiza ações de conservação da natureza por ali.
Nos últimos anos, a parceria esteve concentrada na Iniciativa Protegendo Florestas/Sky RainForest Rescue (SRR), projeto desenvolvido com a empresa britânica de telecomunicações Sky, que ajudou a proteger 1 bilhão de árvores numa área de 3 milhões de hectares.
Este projeto ajudou a evitar a emissão de 3,76 milhões de toneladas de gases de efeito estufa; aumentou em 240% a renda média de comunidades extrativistas e possibilitou a criação do Sistema de Serviços Ambientais do Acre (Sisa) e do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre.