Relatório da fase 1 do Programa Água Brasil - 2010 a 2015

março, 17 2017

Quando o Programa Água Brasil foi iniciado, em 2010, a questão da água já era percebida, na época, como tema de alta relevância para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável do país, mas ainda não era possível antever, com clareza, a crise que estava por vir no abastecimento.
Essa temática, a partir de 2014, assumiu papel central nas discussões ambientais brasileiras, em função da escassez hídrica enfrentada em diferentes regiões do território nacional. Os acontecimentos a partir de 2014 reforçaram o acerto de nossa iniciativa em defesa da água e do meio ambiente. Para viabilizar o Programa, articulamos uma parceria estratégica entre a maior instituição financeira brasileira – o Banco do Brasil, uma das maiores fundações empresariais - a Fundação Banco do Brasil, a organização não governamental WWF-Brasil
e a Agência Nacional de Águas.

Dessa forma, com a participação ativa desses quatro representantes significativos do cenário econômico
e socioambiental do país, estruturamos o Programa, organizamos uma governança conjunta e traçamos o
planejamento das ações necessárias. Sempre tivemos a crença de que a água é um elemento fundamental para o desenvolvimento do Brasil e para o bem estar das pessoas. A água é condição essencial para a vida.
Acreditamos no desenvolvimento sustentável como fator crucial para o crescimento dos negócios e das atividades em geral, para a obtenção de resultados perenes e para a atuação no dia a dia.

No caso do Banco do Brasil, sabemos que o setor bancário é indutor de negócios e, dessa forma, é estratégico para a conservação de recursos naturais, principalmente em função do importante papel que exerce no financiamento da produção agrícola e de outras atividades. A preocupação com o meio ambiente está presente no posicionamento e em estratégias empresariais do Banco. Com uma posição de destaque no setor de agronegócio, por exemplo, esse direcionamento é ainda mais importante e se torna orientador para a atuação
da instituição.

No entanto, com o Programa Água Brasil, quisemos, com a atuação conjunta dos quatro parceiros envolvidos, ir
além da ênfase só no meio ambiente. Buscamos também o protagonismo socioambiental. Não nos colocamos,
no Programa, apenas como repassadores de soluções, desenvolvedores de ações ou financiadores de projetos.
Quisemos que as pessoas, as comunidades e as localidades que participassem de nossas iniciativas estivessem na vanguarda da transformação social e do cuidado com o meio ambiente.

Por meio de boas práticas de recuperação e conservação ambiental, gestão integrada de resíduos sólidos e ações de inclusão e promoção social, desenvolvemos, no Programa Água Brasil, projetos modelo que poderão ser replicados em todo o país. Com quatro eixos de atuação – Projetos Socioambientais (Água & Agricultura e Cidades Sustentáveis), Comunicação e Engajamento, Mitigação de Riscos e Negócios Sustentáveis – o Programa esteve presente nas cinco regiões do país, com projetos em sete microbacias hidrográficas e em cinco cidades brasileiras.

No Água Brasil, desenvolvemos ainda estudos para mitigação de riscos na concessão de crédito junto ao Banco do Brasil e incentivos para o financiamento de negócios sustentáveis. Ao longo dos anos, o avanço das ações e dos projetos foi constante. Esse alinhamento aponta que seguimos na direção certa, e os diversos resultados obtidos – nos aspectos ambientais, sociais e econômicos – traduzem a assertividade na escolha da causa “água”.

Quisemos, com o Programa Água Brasil, promover inovação no campo e nas cidades para transformar a vida das pessoas, seja na recuperação ou na conservação ambiental, na inclusão ou na transformação social ou nos benefícios econômicos decorrentes dessas boas práticas. E também disseminar esse conhecimento para outras regiões do Brasil, para que as boas práticas possam incentivar novas iniciativas, em outras localidades de nosso país.

Só se consegue o que buscamos com transformação – de pessoas, entidades e comunidades – e com difusão de conceitos, informações e boas práticas de forma transversal. Esse apoio à disseminação maior das ações do Água Brasil, aliás, é um dos grandes objetivos deste Relatório, além de registrar e prestar contas para o mercado e a sociedade do que foi feito no escopo do Programa.
Relatório da fase 1 do Programa Água Brasil - 2010 a 2015