Ferramenta de Risco Hídrico

março, 17 2017

A água, ou a falta dela, pode afetar diretamente a lucratividade das empresas e, por sua vez, a confiança dos investidores. Nos casos graves, a má gestão da água na indústria e na agricultura pode forçar o encerramento ou a realocação de negócios.
No entanto, muitas empresas e produtores de commodities não entendem as questões relacionadas à água e poucos têm avaliado sua exposição aos riscos associados. Muitas vezes, os riscos hídricos estão “escondidos” nas cadeias de suprimento e, portanto, tornam-se difíceis de serem tratados. A ferramenta Water Risk Filter (WRF), desenvolvida por uma parceria entre o WWF e a instituição alemã de financiamento do desenvolvimento - o DEG -, é uma ferramenta on-line e prática, que além de ajudar os usuários a avaliar e mapear riscos hídricos, oferece também respostas práticas para mitigá-los. A ferramenta WRF foi atualizada em 2014 aprimorando a avaliação clássica de serviços com análises de mais de 130 produtos agrícolas. Utiliza os melhores dados globais disponíveis, bem como informações específicas de empresas - e commodities - fornecidas pelo usuário, indo além das questões óbvias de escassez, para a análise de todos os indicadores relevantes e associados ao risco hídrico.
Ferramenta de risco hídrico