Portfólio de Boas Práticas Agropecuárias PAB - Tietê-Jacaré (SP)

março, 17 2017

Como parte das ações do Programa Água Brasil (PAB), parceria entre WWF-Brasil, Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil, foram desenvolvidos portfólios de boas práticas agropecuárias adaptados para cada bacia de atuação entre 2010 e 2015. Neste portfólio, apresentamos as boas práticas da bacia do Tietê-Jacaré (SP)
Este portfólio tem como ponto de partida uma oficina realizada em Bauru, no dia 04 de novembro de 2014
que contou com a presença de diversas instituições atuantes no setor produtivo rural, técnicos de ONGs,
empresas especializadas, pesquisadores, membros de associações, profissionais das prefeituras locais
e outros órgãos públicos, que contribuíram com a elaboração deste documento.

O portfólio customizado surgiu a partir da necessidade de divulgar a experiência prática que o Programa Água
Brasil vem desenvolvendo em cada uma das sete microbacias trabalhadas. Cada experiência vivida está
sendo transformada em uma cartilha customizada, que servirá de guia consultivo, para técnicos, produtores
rurais, estudantes e pessoas ligadas à agricultura e o meio ambiente.

Procurou-se manter um guia descritivo de cada prática, seguindo o modelo do portfólio de Boas Práticas do
Programa Água Brasil, porém aplicada à realidade da bacia do Tietê-Jacaré. Para que pudesse ser de fácil
consulta e identificação clara de cada uma das práticas, procurou-se trazer uma ótica tanto da produção quanto
da conservação, sem aspectos de um texto agronômico acadêmico, mas sim focado na importância de cada Boa Prática Agrícola (BPA) na conservação dos solos e da água, com suas principais características.
Portfólio de Boas Práticas Agropecuárias PAB - Tietê-Jacaré (SP)