Acordo de Paris: um ano desde a COP21



15 dezembro 2016    
Criação de Acordo de Paris completou um ano dia 12
© Jerimiah Armistrong/ WWF Canada
Por Manuel Pulgar-Vidal

O Acordo de Paris para as mudanças climáticas foi aprovado há um ano, em Paris, na COP21. É essencialmente um plano para salvar o nosso planeta dos piores impactos das alterações climáticas e construir um futuro sustentável para a humanidade. Foi um acordo histórico, tornado ainda mais notável pelo impulso para a ação climática que criou.

Assim, este é um momento de comemorar. Mas, é também um tempo de olhar para frente e para o que vem a seguir. E aqui está no que acho que devemos focar:

Aumento da Ambição
Temos de aumentar a nossa ambição. A única maneira de garantir que podemos alcançar o limite de 1,5 ° C estabelecido no Acordo de Paris é aumentando nossa ambição. Nós já sabemos que as metas com que os países se comprometeram atualmente nos levará a mais de 2,9° C ou até a 3,4° C de aquecimento. Por isso, está em nossas mãos - nas mãos dos cidadãos, nas mãos dos governos, nas mãos de cidades - aumentar a ambição e, como WWF, estamos trabalhando incansavelmente para garantir e advogar por isto.

Novos Marcos
Dois marcos importantes estão no horizonte, e é vital aproveitar ao máximo essas oportunidades para promover a promessa do Acordo de Paris:
• 2018: Este deve ser o próximo momento chave. O mundo se reunirá novamente para a COP25 e para o Diálogo Facilitado já planejado. Esta será a primeira oportunidade de fazer um balanço dos nossos esforços coletivos para reduzir as emissões e aprimorar a ambição do Acordo de Paris, informando planos nacionais de ação climática mais fortes.
• 2020: A ciência nos diz que temos que atingir o pico de emissões o mais rapidamente possível. Se estivermos falando sério sobre avançar em nosso plano climático global definido pelo Acordo de Paris, ou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2020 é o ano em que devemos chegar a este limite de emissões.

Defesa
Podemos comemorar o primeiro ano do Acordo de Paris para as Mudanças do Clima, mas também temos que trabalhar muito para defendê-lo e garantir que ele seja totalmente implementado. Temos que evitar o negativismo do clima. Devemos trabalhar para definir os nossos próprios compromissos do Acordo de Paris e, ao fazê-lo, continuar em frente para tornar o nosso mundo um lugar onde as pessoas e a natureza possam viver em harmonia. O WWF é enérgico em seus esforços para assegurar isto.

Para que possamos alcançar a promessa de Paris, precisamos de todos - desde pessoas comuns até nossos líderes – primeiro acreditando que é possível lidarmos juntos com as consequências das alterações climáticas e, depois, agindo a respeito.

Juntos, é possível.

Manuel Pulgar-Vidal é o líder da Prática de Clima e Energia do WWF. Ele fica baseado em Lima, Peru. mpulgarvidal@wwfint.org
Criação de Acordo de Paris completou um ano dia 12
© Jerimiah Armistrong/ WWF Canada Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA