Feiras Rio Alimentação Sustentável: o melhor da produção sustentável do Rio de Janeiro durante os Jogos

agosto, 12 2016

Aliança de organizações promove feiras livres da agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro. Evento reúne produtos certificados e gastronomia típica.
As Feiras Rio Alimentação Sustentável acontecem entre os dias 12 a 14 de agosto, simultaneamente em duas praças da cidade: Largo do Machado e Praça do Ó, das 09h às 17h. O evento traz ofertas de diversos produtos certificados, nativos do Brasil e produzidos de forma responsável, além de promover o contato do público com produtores da agricultura familiar do Estado do Rio de Janeiro. 

Formada por uma aliança de 35 organizações da sociedade civil, governo, instituições de pesquisa e os principais selos de certificação, sob coordenação do WWF-Brasil e da Conservação Internacional (CI-Brasil), a iniciativa Rio Alimentação Sustentável desenvolve estratégias para o fomento da cadeia de alimentos saudáveis e sustentáveis no Brasil. “No momento em que o Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos, além dos cariocas, milhares de visitantes poderão conhecer o que é produzido na região de forma sustentável e justa”, lembra Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI-Brasil.

Estrela da feira, a agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro vem representada em produtos do hortifrúti, muitos com certificação de orgânicos, além de doces como as tradicionais bananadas, goiabadas, melados e cocadas. As comunidades quilombolas do estado participam trazendo produtos do artesanato típico.

“As feiras livres são uma ótima oportunidade para comprar produtos de qualidade, orgânicos, certificados e com preço acessível, além de ser um rico espaço para a troca de conhecimentos com os produtores locais”, explica Frederico Machado, especialista em conservação no WWF-Brasil e membro da Secretaria Executiva da Rio Alimentação Sustentável.

Da agroindústria de Nova Friburgo, a feira conta com geleias variadas de frutas com pimenta, além de antepastos, caponatas e chutneys. Já o Quintal da Vanessa, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, investe no inhame para desenvolver uma linha de processados totalmente orgânicos, feitos com ingredientes naturais sem glúten, lactose, açúcar e manteiga e, claro, sem conservantes ou aditivos químicos. O resultado são o leite, requeijão e o pão de inhame. A barraca da Vanessa vai trazer também espécies nativas da biodiversidade brasileira como o Ora-Pro-Nóbis, tipo de cactos rico em proteínas e delicioso em pratos típicos da culinária mineira.

O evento busca privilegiar também produtos que atendam a restrições alimentares sem abrir mão do sabor. A Cultivar Alimentos, com sede em Santa Teresa, bairro central do Rio de Janeiro, traz sua linha de paçocas, tapiocas, pães, bolos, e biscoitos sem glúten.

Entre as opções gastronômicas, sanduíches vegetarianos, quiches, bolos e tortas vivas. Para beber, cachaças de Paty do Alferes.

A Embrapa, membro da Rio Alimentação Sustentável, exibe seus alimentos biofortificados. O processo consiste no incremento de nutrientes em alimentos como feijão, batata-doce e milho pelo processo de cruzamento de plantas da mesma espécie. Com a pesquisa e o desenvolvimento liderados pela Embrapa no Brasil, esses alimentos mais nutritivos vem atraindo a atenção de novos consumidores, inclusive de esportistas.

Visão Alimentar

Parceira do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, a Rio Alimentação Sustentável contribuiu na elaboração da política oficial de aquisição de alimentos das Olimpíadas, a partir de um diagnóstico nacional da oferta de produtos que obedecem a critérios de produção responsáveis. Foram levantados cerca de seis mil fornecedores em atividade no país, organizados por tipo de produtos ofertados, local de produção, certificações que possuem e capacidade de fornecimento. O resultado foi o maior banco de dados de fornecedores sustentáveis do Brasil.

“Alimento saudável e sustentável é aquele que preserva a biodiversidade, evita danos aos recursos naturais, proporciona benefícios sociais, promove a saúde da população e o comércio justo” explica Frederico Machado. “Criamos um conceito de visão alimentar que traz uma abordagem inovadora, levando em conta todas as etapas da cadeia produtiva de um dado alimento, desde o plantio, passando pela colheita, armazenagem, processamento, transporte, comercialização, consumo até o descarte dos resíduos”, complementa Frederico.

A realização das feiras Rio Alimentação Sustentável é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES/Prefeitura do Rio de Janeiro) e com o Programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro. O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, é apoiador.

Serviço:
Feiras Rio Alimentação Sustentável
Largo do Machado (Flamengo) e Praça do Ó (Barra da Tijuca).
12, 13 e 14 de agosto, das 9h às 17h
Entrada livre.

Quem somos

A Rio Alimentação Sustentável conta com representantes de ministérios, secretarias do estado e do município do Rio de Janeiro, empresas públicas, academia, organizações de base comunitária, dos principais selos de certificação e de organizações da sociedade civil.

Participam as seguintes organizações: Aliança da Terra; Aquaculture Stewardship Council; Associação Dos Agricultores Biológicos  do Estado Do Rio De Janeiro (Abio), Associação Dos Produtores Orgânicos de Areal; Biodiversidade para Alimentação e Nutrição; Bonsucro; Ceasa; Embrapa; Fairtrade Brasil; FIPERJ - Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro; Forest Stewardship Council (FSC); Gastromotiva; Imaflora; Instituto Çarakura; Instituto Centro de Vida (ICV); Instituto Kairós; Instituto Maniva; Instituto-E; Iseal Alliance; Ministério do Meio Ambiente; MSC – Marine Stewardship Council; PESAGRO - Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro; Planeta Orgânico; Rare; Rio Cidade de Comércio Justo; SEBRAE; Secretaria de Agricultura e Pecuária- Governo do Rio de Janeiro; Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca - Governo do Rio de Janeiro; Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário - Prefeitura do Rio de Janeiro; SindRio - Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes; Sociedade Nacional de Agricultura e Sociedade Vegetariana Brasileira.

Mais informações sobre a iniciativa e suas ações:
http://rio-alimentacaosustentavel.org.br
Facebook: Rio Alimentação Sustentável.

Contato para imprensa:
Juliana Tinoco – 21 9 92007632 – tinocojuliana@gmail.com  
Aliança de organizações promove feiras livres da agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro.
© WWF-Brasil
Evento reúne produtos certificados e gastronomia típica.
© WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA