Jovens ribeirinhos do médio Juruá produzem e lançam livros educativos

junho, 15 2016

Projeto estimulou o protagonismo no interior do Amazonas, beneficiando 60 jovens de 17 comunidades rurais
Um grupo de 60 jovens da região do médio Juruá, no interior do Amazonas, lançou na última semana uma série de materiais educativos relacionados a Educação Ambiental, liderança e protagonismo juvenil.  O lançamento aconteceu em Carauarí, município distante 789 quilômetros de Manaus, e marcou o encerramento do Projeto Intercambiando.

Os produtos lançados no encontro foram uma história em quadrinhos, um guia de bolso, um caderno do Educador Jovem, um jogo da memória e um quebra-cabeça. Todos estão disponíveis para download gratuito em wwf.org.br/publicacoes e podem ser utilizados para promover a Educação Ambiental e o protagonismo juvenil.

Desenvolvido ao longo dos últimos doze meses, o Intercambiando buscou desenvolver lideranças e estimular o protagonismo de jovens ribeirinhos do Amazonas. O projeto foi realizado pelo WWF-Brasil, Instituto Coca-Cola e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O projeto

Como parte do projeto, 18 jovens foram escolhidos para participar de intercâmbios – assim, eles poderiam conhecer outras realidades e ter contato com estratégias que pudessem aplicar em suas comunidades.

Um grupo viajou para Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para conhecer mais sobre associativismo, cooperativismo, gestão, comercialização e relações corporativas. Outro foi a Xapurí, no Acre, conhecer experiências de ecoturismo de base comunitária e gestão ambiental compartilhada; e outro foi a Feijó e Tarauacá, também no Acre, conhecer projetos, programas e iniciativas de Educação Ambiental.

O Intercambiando contou ainda com momentos para difusão das experiências e de preparação dos materiais pedagógicos lançados semana passada.

“Conhecer outras realidades e trazer novidades para nossas famílias e comunidades foi uma grande oportunidade. Sempre buscamos nos aperfeiçoar. Isso pode contribuir mais com nossas realidades”, disse Maria de Nazaré Cunha, uma das participantes do Intercambiando.

Ela declarou ainda que ver os materiais pedagógicos prontos e em uso por crianças foi outra grande alegria. “Foi muito gratificante ver as crianças usando as mochilas, folheando os livros que fizemos. Meu nome está ali, e isso é muito importante para cada um que participou deste processo”.

Inclusão

“Os jovens mostravam os produtos com muito orgulho e se enxergavam nos materiais com um sentimento muito grande de propriedade e empoderamento. Vejo isso como um sinal de sucesso”, disse o analista de conservação do WWF-Brasil, Osvaldo Gajardo

Analista de campo do Instituto Coca-Cola, Almira Nascimento contou que o processo de construção dos materiais pedagógicos reforçou a autoestima dos jovens participantes do Intercambiando.

“Muitos deles não se sentiam preparados para exercer determinadas atividades em suas comunidades. Após o projeto, percebo que eles se sentem mais prontos. Além disso, eles já estão sendo chamados para dar palestras, para apresentar o material que produziram. Três deles viraram professores em suas comunidades”, disse Almira.

A gestora da Reserva Extrativista (Resex) do Médio Juruá, Rosi Batista, explicou que o Intercambiando surgiu como um meio de incluir a juventude na gestão daquela unidade de conservação.

“Os jovens estavam excluídos dos processos participativos da Resex. Nós víamos muito potencial neles, mas não sabíamos como utilizá-lo. Então o Intercambiando veio para dar essa educação profissionalizante, mostrar a esses jovens que existem outras pessoas, em outras partes do Brasil, que também lutam pela conservação, militam em movimentos sociais e buscam melhorar suas realidades locais”, disse.

Capa: Zapeando sobre gestão ambiental compartilhada
Capa: Educação Ambiental e Protagonismo Jovem no Médio Juruá
Capa: Organização Comunitária na refgião do Médio Juruá