Brasília oficializa participação na Hora do Planeta 2015
23 março 2015
Termo de adesão foi assinado pelo Governador do DF
Durante evento do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, no Jardim Botânico de Brasília, o Governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg oficializou a participação da capital brasileira na Hora do Planeta 2015. O Termo de Adesão indica que a cidade pagará seis ícones, no dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30 – todos eles grandes símbolos nacionais.
Entre eles estão o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola – que juntos formam o Complexo Cultural da República –, a Torre de TV, um dos pontos turísticos da Capital Federal, e a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida (mais conhecida como catedral de Brasília).
Além desses pontos, terão suas luzes desligadas também o Memorial JK e a Praça dos Três Poderes – formada pelo Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo), o Supremo Tribunal Federal (sede do Judiciário) e o Congresso Nacional (sede do Legislativo).
Como as cidades podem participar?
Falta uma semana para a Hora do Planeta 2015. Mas ainda dá tempo de sua cidade participar! É só entrar em contato pelo e-mail cidades@wwf.org.br ou pelo telefone (11) 3061-0121. A partir disso, será enviado um Termo de Adesão que deve ser assinado por uma autoridade municipal, formalizando a participação no movimento. Ao realizar seu cadastro, o município também recebe o guia Como Participar – Governos, com dicas para envolver a comunidade e divulgar sua participação em mídias locais – além de recomendações quanto à segurança (como, por exemplo, não apagar a iluminação pública de ruas e avenidas). Todas as cidades brasileiras participantes são citadas em matérias e entrevistas aqui no site e nas redes sociais do WWF.
Festival Hora do Planeta
A sétima edição da Hora do Planeta no Brasil acontece no sábado, 28 de março, quando milhares de cidades, empresas e pessoas apagam as suas luzes, entre 20h30 e 21h30, em um grande alerta global contra as mudanças climáticas. Para celebrar a data, o WWF-Brasil promove um grande show gratuito no Rio de Janeiro, na Praia de Ipanema (Posto 10). O evento será no sábado 28 de março, a partir das 16h, e terá como principal atração o coletivo internacional de artistas Playing For Change e o músico Hamilton de Holanda. Também se apresentam Rodrigo Sha, Eduardo Neves e o DJ Nado Leal. Todo o espetáculo será realizado com gerador de biocombustível e com o patrocínio da Ambev, Banco do Brasil e Grupo Malwee. Além da TAM Linhas Aéreas, transportadora oficial da ação no Brasil, e da Globo que apoia o evento.