Programa Água Brasil lança guia de integração ambiental, social e de governança para bancos | WWF Brasil

Programa Água Brasil lança guia de integração ambiental, social e de governança para bancos



07 novembro 2014    
Guia tem o objetivo de orientar o setor financeiro na adoção de práticas e financiamentos mais sustentáveis
© WWF Divulgação
O Banco do Brasil e o WWF-Brasil, parceiros no Programa Água Brasil, lançaram no País o guia “Integração Ambiental, Social e de Governança para Bancos: Um Guia para a Implementação”, de autoria do WWF-Internacional. A publicação foi apresentado a atores do setor financeiro, durante o workshop Responsabilidade Socioambiental no Setor Financeiro: Caminhos para Integração, na quarta-feira (6), em Brasília.  

Com o objetivo de orientar o setor financeiro na adoção de práticas e financiamentos mais sustentáveis, o guia mapeia e define os primeiros passos para que as instituições financeiras iniciem sua jornada ESG (Environmental, Social and Governance) – sigla que define a integração do desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental, social e de governança no modelo de negócio do setor financeiro.

Publicado originalmente em inglês, com o título “Environmental, Social and Governance Integration for Banks: A Guide to Starting Implementation”, o guia fornece ao setor financeiro um kit de ferramentas que contribui para o desenvolvimento de uma estratégia ESG e um quadro operacional para integrar essas questões às suas práticas. O manual é de extrema relevância após a resolução 4.327 do Bacen, que exige que cada instituição financeira tenha sua política de risco socioambiental definida até 2015. 

“As instituições financeiras não podem mais ignorar os riscos de crédito decorrentes dos impactos gerados pelas mudanças climáticas em infraestrutura, na produção agrícola e nos recursos hídricos que influenciam todos os setores. Esse guia é um orientador para que os bancos possam desenvolver seu próprio sistema de gestão socioambiental e de governança”, afirma Mauro Armelin, superintendente de Conservação do WWF-Brasil.  

A publicação no Brasil é uma iniciativa do Programa Água Brasil, pela frente de Mitigação de Riscos, que atua junto ao Banco do Brasil no aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito e incentivos ao financiamento de negócios sustentáveis.  

“Desenvolver melhores práticas no setor financeiro em bases cada vez mais sustentáveis, em termos econômicos, sociais e ambientais, é o espírito da resolução 4.327 do Conselho Monetário Nacional. Para o Banco do Brasil, é essencial que esse processo ocorra de forma conjunta com as demais instituições financeiras, públicas e privadas. Não podemos andar sozinhos, queremos incluir e promover a transformação nos negócios com os outros bancos”, afirma Rodrigo Nogueira, gerente geral da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil.  

O Programa Água Brasil é uma parceria do Banco do Brasil com o WWF-Brasil, a Agência Nacional de Águas e a Fundação Banco do Brasil pela conservação dos recursos hídricos.  

O download do guia “Integração Ambiental, Social e de Governança para Bancos: Um Guia para a Implementação” pode ser feito no link à direita, logo acima nesta página.
Guia tem o objetivo de orientar o setor financeiro na adoção de práticas e financiamentos mais sustentáveis
© WWF Divulgação Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA