Pecuária Sustentável: 10 anos de um trabalho pioneiro no Pantanal

04 julho 2014
Pecuária pantaneira
© Adriano Gambarini
Em 2003, o WWF-Brasil iniciou um trabalho inovador, no Pantanal, para aliar a pecuária a valores socioambientais. Em pouco mais de dez anos, foram atingidos resultados expressivos. A área sob manejo com boas práticas em pecuária sustentável cresceu de apenas 3 mil para mais de 170 mil hectares e expandiu para outros biomas como Cerrado e Amazônia, além de outros países (Bolívia e Paraguai).

A certificação da carne orgânica, que conta com apoio de parceiros estratégicos como a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) e diversos produtores, garante uma atividade com menos impacto para o meio ambiente e em harmonia com a conservação da natureza. Um marco atingido em 2014 foi a parceria comercial entre a ABPO e a empresa Korin (apoio do WWF-Brasil) para a comercialização de carne orgânica do Pantanal produzida sob critérios sustentáveis. Alguns resultados da estratégia de pecuária sustentável foram apresentados durante a Conferência Anual da Rede WWF, realizada em maio, em Foz do Iguaçu.

Pecuária pantaneira